
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Menon, Maurício Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Menon, Maurício Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Miguel Heitor Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilu Martens | - |
| Autor(es): dc.creator | Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:12:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:12:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090893 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation presents the results of a bibliographic and exploratory research, with the main focus is the work with best-sellers and literature teaching in a school of Cornélio Procópio-PR. The main research topics are: mass literature, dystopia, technology and literature teaching. These issues have a theoretical research that underlies them and which is the foundation for the elaboration of activities presented, substantiate mainly on texts of Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) and Eco (2011). The question that orients is, in which way guided reading of mass literature, appreciated and known by the students, could contribute to the formation of classical literature readers. Thus, the main aim of this work is to form readers of proposal literature (ECO, 2011). This text versa, therefore, on the website and fan page built Brave New book as an educational product, of the activities undertaken and applied during the stage of the Master program, used as the main corpus the best-seller The Hunger Games of Susanne Collins and The Dystopia 1984 of George Orwell. So, the data collected shows the importance of a teaching of literature that starts of reads chosen and performed by the students, showing possibilities of an effective training readers. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, tendo como principal enfoque o trabalho com best-sellers e ensino de literatura em uma escola de Cornélio Procópio-PR. Os temas principais dessa pesquisa são: literatura de massa, distopia, tecnologias e ensino de literatura. Esses temas possuem uma pesquisa teórica que os fundamenta e que é o alicerce para a elaboração das atividades apresentadas, calcadas principalmente em textos de Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) e Eco (2011). A questão que norteia este trabalho é de que maneira a leitura orientada da literatura de massa, apreciada e conhecida pelos alunos, poderia contribuir para a formação de leitores de literatura clássica. Portanto, o principal objetivo do presente trabalho é o de contribuir para a formação de leitores de literatura de proposta (ECO,2011). Este texto versa, por conseguinte, sobre o website e a fan page Admirável Livro Novo construído como produto educacional, das atividades realizadas e aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado, utilizando como corpus principal o best-seller Jogos Vorazes, de Susanne Collins, e a distopia 1984 de George Orwell. Assim, os dados coletados revelam a importância de um ensino de literatura que parta de leituras escolhidas e realizadas pelos alunos, evidenciando possibilidades de uma efetiva formação de leitores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distopias na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mass media and literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dystopias in literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature and technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Título: dc.title | Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo | - |
| Título: dc.title | Between old and new dystopias: brave new book | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: