Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ewerton Clayton Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes Dos | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, João Paulo Passarini do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31954 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090752 | - |
Descrição: dc.description | Education is a right for everyone. In order for this right to be equal, the university provides accessibility facilities for people with disabilities or reduced mobility, creating a safe and accessible environment where individuals can move freely without encountering difficulties along the way. Therefore, the objective of this work was to conduct a digital survey using the AutoCAD tool, as well as an on-site inspection involving photography and measurements. This allowed for the development of a technical report, a checklist for analysis, and the design of tactile maps to aid visually impaired individuals in navigating the buildings of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão. The analysis of identified points was based on the ABNT NBR 9050/2020, ensuring compliance with the required standards. | - |
Descrição: dc.description | Educação é um direito de todos. Para que esse direito seja igualitário, a universidade conta com instalações de acessibilidade destinadas a portadores de deficiências ou pessoas com mobilidade reduzida, a fim de que se torne um local seguro e acessível onde as pessoas possam transitar livremente, sem terem de passar por dificuldades no caminho. Logo, o objetivo do trabalho foi realizar uma vistoria digital com o uso da ferramenta do AutoCad, uma vistoria presencial onde foram tiradas fotos e medições, possibilitando a elaboração de um relatório técnico, um checklist para análise, e arquitetar mapas táteis para a locomoção de deficientes visuais pelos blocos da Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão. Para isso, foi utilizada a ABNT NBR 9050/2020 como base para a análise dos pontos identificados, a fim de saber se estavam dentro dos padrões exigidos por norma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatórios técnicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas para pessoas com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instalações universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design for students with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical reports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maps for people with visual disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | College facilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise técnica e elaboração de mapa tátil para os blocos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão | - |
Título: dc.title | Technical analysis and creation of tactitle maps for the university buildings of Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: