Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Vanda Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Vanda Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lovania Roehrig | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Agatha Suelin de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090733 | - |
Descrição: dc.description | This research, based on a theoretical literature review, investigates methods of correcting textual productions, particularly focusing on enunciative-discursive orientations informed by Bakhtin (2016). This objective unfolds into: exploring perspectives on text and textual production in educational guiding documents such as the BNCC; examining how the theoretical perspective on text and textual production influences classroom context, according to theorists like Conceição (2016), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), and Roth (2006); describing how the "Redação Paraná" platform proposes corrections for textual productions; specifying how teachers carry out corrections based on criteria proposed by SEED. The research results in an inventory of frameworks that can assist teachers in corrections. Particularly, the framework proposed for discursive-dialogical correction conceives text as a communicative, interactive, and dialogical event. The role assumed by the teacher in this correction process goes beyond that of an evaluator, as they are a reader who engages in dialogue with the student. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, a partir de uma revisão teórica bibliográfica, investiga modos de correção de produções textuais, em especial, de orientações enunciativo-discursiva com base em Bakhtin (2016), Tal objetivo se desdobra em: investigar as perspectivas sobre texto, produção textual em documentos norteadores da educação como a BNCC; averiguar como a perspectiva teórica do texto e da produção textual interferem, no contexto de sala de aula, de acordo com teóricos como: Conceição (2016), Geraldi (2011) Marcuschi (2008), Roth (2006), descrever como a plataforma “Redação Paraná” propõe correções para as produções textuais; especificar como o professor realiza as correções a partir dos critérios propostos pela SEED. A pesquisa resulta em um inventário de quadros que podem auxiliar o professor nas correções.Em especial, o quadro proposto para a correção discursivo-dialógica concebe o texto como um evento comunicativo, interativo e dialógico. O papel assumido pelo professor nessa correção vai além de um avaliador, tendo em vista ser um leitor que dialoga com o texto do escrevente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A produção textual na escola e a correção discursivo-dialógica | - |
Título: dc.title | The production of text in school and discursive-dialogic correction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: