Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5440902837292360 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5440902837292360 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zanardini, Isaura Monica Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6456334067333175 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima Filho, Domingos Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1113538527015820 | - |
Autor(es): dc.creator | Bassaco, Áquilla Carolina Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090722 | - |
Descrição: dc.description | The subject of this research is the Federal Technological University of Paraná, a university that stands out among the other federal universities in Brazil for being one of the few universities that falls into the category of specialized university by field of knowledge, in the technological area. The investigative process of this research was guided by the following question: how does the Human Capital Theory, incorporated into the World Bank's guidelines for reforming higher education, materialize in UTFPR's institutional documents? The hypothesis that guided this research is that UTFPR, by organizing itself as a university specialized by field of knowledge in the technological area, since its inception, sought to meet the guidelines of international organizations, especially the World Bank, which advocated that higher education institutions in developing countries should meet the demands of the market, offering “shorter, lower cost” higher education courses that would equip future workers with knowledge and skills that would increase the productivity of workers, considered human resources in the production process. Based on a bibliographical survey of productions published by the World Bank, we tried to identify the guidelines for higher education and how they are intertwined with the Human Capital Theory, a theory developed by Schultz and propagated by the World Bank, especially in developing countries. To answer this question, we examined the process that culminated in the creation of UTFPR, trying to understand that, despite having the term “technological” in its name, the university differs little from its peers, the so-called classical universities. We analyzed the documents published by the World Bank referring to higher education and the theory of human capital and finally, we analyzed the official documents of UTFPR, trying to identify the presence of World Bank guidelines in these documents. This is a documentary and bibliographical study using primary and secondary sources (articles, book chapters, dissertations and theses). The results of this research show that, despite resistance from segments of the university community, the World Bank's guidelines are present in the university's institutional documents, which conceive of the institution's objective as responding to the demands of the productive sector, of capital, through teaching, research and extension activities. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objeto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, uma universidade que se destaca dentre as demais universidades federais brasileiras por ser uma das poucas universidades que se enquadra na categoria de universidade especializada por campo do saber, na área tecnológica. O processo investigativo desta pesquisa foi direcionado pela seguinte questão norteadora: como a Teoria do Capital Humano, incorporada nas orientações do Banco Mundial para a reforma da educação superior se materializa nos documentos institucionais da UTFPR? A hipótese que norteou essa pesquisa considera que a UTFPR, ao se organizar como universidade especializada por campo de saber na área tecnológica, desde a sua origem, procurava atender orientações dos organismos internacionais, especialmente do Banco Mundial, que preconizavam que as instituições de educação superior dos países considerados em desenvolvimento deveriam atender as demandas do mercado, oferecendo cursos de formação superior “mais curtos, com custos mais baixos” que dotassem os futuros trabalhadores de conhecimentos e habilidades que permitissem o aumento da produtividade dos trabalhadores, considerados recursos humanos do processo de produção. A partir de levantamento bibliográfico nas produções publicadas pelo Banco Mundial, procuramos identificar as orientações voltadas para o ensino superior e como elas estão entrelaçadas com a Teoria do Capital Humano, teoria elaborada por Schultz e propagada pelo Banco Mundial, especialmente em países em desenvolvimento. Para responder a essa questão norteadora, examinamos o processo que culminou na criação da UTFPR, buscando compreender que, apesar de carregar em seu nome o termo “tecnológica”, a universidade pouco difere-se de seus pares, as chamadas universidades clássicas. Analisamos os documentos publicados pelo Banco Mundial referentes à educação superior e a teoria do capital humano e por fim, analisamos os documentos oficiais da UTFPR, procurando identificar a presença das orientações do Banco Mundial nesses documentos. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, que utiliza fontes primárias e secundárias (artigos, capítulos de livros, dissertações e teses). Os resultados dessa pesquisa demonstram que, apesar da resistência de segmentos da comunidade universitária, as orientações do Banco Mundial estão presentes nos documentos institucionais da universidade, que concebem como objetivo da instituição responder as demandas do setor produtivo, do capital, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UNIOESTE | - |
Relação: dc.relation | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7418 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições financeiras internacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial institutions, International | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A teoria do capital humano e o ensino superior: o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | The human capital theory and the higher education: the case of the Federal Technological University of Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: