Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Edson Pinheiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9331-1569 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7304491503357135 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Sergio Eduardo Gouvea da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9882-5857 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4549171741917116 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Edson Pinheiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9331-1569 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7304491503357135 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sergio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9765-6572 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9201391637452592 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortato, Ubiratã | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7478-0981 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9713975312522659 | - |
Autor(es): dc.creator | Galvan, Isabela Caroline Gagliotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090703 | - |
Descrição: dc.description | The pandemic of COVID-19 is one of the most severe and long-lasting in recent times. One way to control the spread of the virus is the distancing of people and adoption of lockdown in various sectors. One of the first services to migrate to the remote regime was education at all levels, then office workers (such as designers, lawyers, accountants, among others) also adhered to home-office; however, service providers and commerce had their activities badly damaged by the lockdown and, gradually, their establishments are going through a flexibilization of service to the public. In this context, we can see a scenario in which the organization of work was remodeled, whether for the workers who started to work at home-office or for those who had to adapt their workstations in order to continue working, minimizing the risk of contamination with the coronavirus. To understand this new system, a Systematic Literature Review (SLR) was carried out using the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) method with the objective of building a conceptual model for ergonomic analysis, and to support the development of research protocols in cases: home-office service providers (teachers and software developers) and face-to-face service providers (machine shops and construction sites). The research protocols consist of the development and application of a questionnaire to employees and an audit in the on-site work environment. The proposition of a model for ergonomic assessment in times of pandemic is the theoretical contribution to the research, since the theme is recent. From a practical point of view, the survey of this data makes it possible to generate indicators of the quality of work, highlighting points of intervention that can improve the productivity and quality of life of workers, reducing losses, development of physical and mental health problems and minimizing the risk of contagion from COVID-19. | - |
Descrição: dc.description | A pandemia de COVID-19 é uma das mais severas e duradouras dos últimos tempos. Uma forma de controlar a propagação do vírus é o distanciamento entre as pessoas e adoção de lockdown em diversos setores. Um dos primeiros serviços a ser migrado para o regime remoto foi a educação em todos os níveis, em seguida trabalhadores de escritório (como projetistas, advogados, contadores dentre outros) também aderiram ao home-office; todavia, prestadores de serviço e comércio tiveram suas atividades muito prejudicadas com o lockdown e, gradualmente veem seus estabelecimentos passando por uma flexibilização do atendimento ao público. Nesse contexto, visualiza-se um cenário em que a organização do trabalho foi remodelada, seja para os trabalhadores que passaram a atuar em home-office ou para os que tiveram de adaptar seus postos de trabalho para continuar o exercício do trabalho minimizando o risco de contaminação com o coronavírus. Para compreender essa nova sistemática, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) empregando o método Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) com objetivo de construir um modelo conceitual para análise ergonômica, e servir de apoio ao desenvolvimento de protocolos de pesquisa em cases: prestadores de serviço em home-office (docentes e desenvolvedores de software) e prestadores de serviço presencial (oficinas mecânicas e canteiros de obras). Os protocolos de pesquisa consistem no desenvolvimento e aplicação de questionário aos colaboradores e auditoria no ambiente de trabalho presencial. A proposição de uma ferramenta para avaliação ergonômica em tempos de pandemia é a contribuição teórica para a pesquisa, uma vez que a temática é recente. Do ponto de vista prático, o levantamento desses dados possibilita gerar indicadores da qualidade do trabalho, evidenciando pontos de intervenção que podem melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo perdas, desenvolvimento de agravos à saúde física e mental e minimizando o risco de contágio da COVID-19. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (Doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (Disease) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Análise ergonômica do trabalho frente a pandemia de COVID-19 | - |
Título: dc.title | Ergonomic work analysis facing the COVID-19 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: