
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bail, Alesandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Calmon, Tatiane Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22642 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090680 | - |
| Descrição: dc.description | The intense use and degradation of environmental resources has led to a growing debate about the sustainability issue, as we need to be developed to sustain the growth of the global population with its growing demands. This work has the theme sustainability in the educational environment in order to analyze the perception of students, doscente body and other employees of the State College Luís Eduardo Magalhães, the city of Pojuca (Bahia), on topics related to the environment. To this end, questionnaires and workshop regarding the issue have been applied, giving focus to everyday situations, to understand how the people involved relate to the middle school environment and its surroundings, seeking also to analyze the role of the school as a formal vehicle construction important knowledge for the formation of the individual integrally. In this research it was possible to realize a relative knowledge of those involved in relation to the topic covered, which does not necessarily reflect the daily habits. | - |
| Descrição: dc.description | A intensa utilização e degradação dos recursos ambientais tem levado a uma crescente discussão acerca do tema sustentabilidade, à medida que é necessário desenvolver para sustentar o crescimento da população global com suas crescentes demandas. Este trabalho teve como temática a sustentabilidade no ambiente educacional, a fim de analisar a percepção de estudantes, corpo docente e demais funcionários do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, da cidade de Pojuca (Bahia), acerca de temas relacionados ao meio ambiente. Para tal, foram aplicados questionários e oficina referente à temática, dando-se enfoque a situações do cotidiano, para perceber de que forma as pessoas envolvidas relacionam-se com o meio ambiente escolar e no seu entorno, buscando analisar também o papel da instituição escolar como veículo formal de construção de conhecimentos importantes para a formação do indivíduo de forma integral. Nesta pesquisa pôde-se perceber um relativo conhecimento dos envolvidos em relação ao tema abordado, o que não reflete necessariamente nos hábitos cotidianos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Degradação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental degradation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
| Título: dc.title | Sustentabilidade no ambiente educacional: análise da percepção acerca de temas relacionados ao meio ambiente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: