Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corneli, Vanessa Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Corneli, Vanessa Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Kreutz, Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Mezzomo, Maristela Denise Moresco | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rita de Cassia Alencar dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:11:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:11:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090574 | - |
Descrição: dc.description | Sustainability is one of the most discussed topics today, and organizations in general need to promote and highlight the continuous improvement of their environmental performance. Thus, the use of tools that make it possible to verify and monitor sustainability practices becomes essential for management. In this context, the present work aimed to present a proposal for a checklist for environmental performance auditing at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão. To this end, a bibliographic survey was conducted on sustainability practices and rationalization of the use of materials and services in federal public institutions, with reference to the Normative Instruction No. 10 of November 12, 2012, and on guidelines for conducting audits, from what is established in the ABNT NBR ISO 19011:2018 Standard. The proposed checklist contemplated the variables consumption materials, water, sewage, energy, waste, quality of life at work and staff commuting, and the correlation of these with the Sustainable Development Goals (SDGs). The list consists of 70 questions and is associated with 5 SDGs, these being: Drinking Water and Sanitation, Clean and Affordable Energy, Decent Work and Economic Growth, Sustainable Cities and Communities, and Responsible Consumption and Production. | - |
Descrição: dc.description | A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos atualmente, e as organizações de modo geral precisam promover e evidenciar a melhoria contínua de seu desempenho ambiental. Assim, a utilização de ferramentas que possibilitem verificar e fazer o monitoramento das práticas de sustentabilidade de torna essencial para a gestão. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de lista de verificação para auditoria de desempenho ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão. Para isso foi realizado levantamento bibliográfico sobre práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços em instituições públicas federais, tendo como referência a Instrução Normativa N° 10, de 12 de novembro de 2012, e sobre diretrizes para realização de auditorias, a partir do estabelecido na Norma ABNT NBR ISO 19011:2018. A lista de verificação proposta contemplou as variáveis materiais de consumo, água, esgoto, energia, resíduos, qualidade de vida no trabalho e deslocamento do pessoal, e a correlação destes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A lista é composta por 70 perguntas e está associada a 5 ODS, sendo eles: Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental auditing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Auditoria de desempenho ambiental: proposta de lista de verificação para um campus universitário | - |
Título: dc.title | Environmental performance audit: proposed of checklist for a university campus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: