Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Karling, Leticia Cuccolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Viviane Demétrio | - |
Autor(es): dc.creator | Matsuda, Brunna Yukari | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Evelyn Marques Teles dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090538 | - |
Descrição: dc.description | The research work aimed to establish interdisciplinary relationships with technology, art, and biology education, using 3D printers to create didactic models for teaching. The methodology employed was applied research, which, as per GIL (2019), focuses on the development of new technologies and methods. The project developed four didactic models of protozoan parasites of the Leishmania genus, designed using software and produced with a 3D printer using PLA as the base material, made available to the Federal Technological University of Paraná. The two morphological forms of the protozoan, promastigote and amastigote, the etiological agents of leishmaniasis, were selected for production. The goal was to construct these models and analyze their contributions to teaching about leishmaniasis, creating didactic models with inclusive accessibility features such as Braille nomenclature and tactile morphological structures to enhance content understanding. The research demonstrated the exploratory potential of software tools like Blender 3.5, 3D Builder, CorelDraw, Ultimaker Cura, and Litophane, as well as the artistic and creative potential during the development of 3D modeling and painting of the models. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho explorou a interdisciplinaridade entre tecnologia, arte e o ensino de biologia, utilizando impressoras 3D para criar modelos didáticos. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada, focada na criação de novas tecnologias e métodos (GIL, 2019). O projeto investigou as potencialidades e o desenvolvimento de quatro modelos didáticos tridimensionais de parasitas protozoários do gênero Leishmania, causadora da doença da leishmaniose. Selecionando as formas morfológicas do protozoário, promastigota e amastigota, o objetivo foi demonstrar a construção dos modelos didáticos com características inclusivas, como a nomenclatura em braille e estruturas morfológicas táteis, para aprimorar o entendimento referente ao ciclo da doença e a fisiologia do parasita. A pesquisa explorou as capacidades de ferramentas de software como Blender 3.5, 3D Builder, CorelDraw, Ultimaker Cura e Litophane, enfatizando seu potencial exploratório, o material base utilizado nos modelos foi a partir do filamento de PLA. O trabalho destacou os potenciais acessíveis, os aspectos artísticos e criativos durante a modelagem tridimensional e na pintura dos modelos. O trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino da Leishmaniose, relacionado a tecnologia, acessibilidade e a expressão artística. A pesquisa foi realizada nos laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protozoário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parasitologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protozoa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parasitology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional printing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Modelos didáticos: parasitas impressos em 3D | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: