
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colmenero, João Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0149134194151779 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tortato, Ubiratã | - |
| Autor(es): dc.contributor | Braghini Junior, Aldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sola, Antônio Vanderley Herrero | - |
| Autor(es): dc.contributor | Colmenero, João Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Curcio, Isys Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1963 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090513 | - |
| Descrição: dc.description | The postgraduate programs in business grew 40% between 2009 and 2014, therefore, an assessment is necessary to ensure the quality of these courses, identify regional asymmetries and strategic areas of knowledge. The purpose of this work is to use the Data Envelopment Analysis (DEA) and DEA Window to analyze the efficiency of the courses and their evolution between the years. According to the inputs and outputs adopted this dissertation contributes to the analysis of academic efficiency of the Business in postgraduate couses. The data used is from programs in Brazilian universities that have a PhD in Business, between the years 2004 to 2006, 2007 to 2009 and 2010 to 2012. In the period from 2004 to 2006 23.5% of the evaluated programs were effective. Between 2007 and 2009 39% of the programs were efficient and between 2010 to 2012 48.6% of programs reached maximum efficiency. To solve the DEA Window the period that stood out was from 2007 to 2009 with the largest number of programs with maximum efficiency on window average more than half of the courses have efficiency between 99% and 80%. Observed an increase in qualified publications and the number of theses. In contrast the number of permanent teachers decreased in almost all programs. also decreased the number of papers published in proceedings of technical-scientific events as these did not count as bibliographic productions. | - |
| Descrição: dc.description | CAPES | - |
| Descrição: dc.description | Os programas de pós-graduação em Administração cresceram 40% entre os anos de 2009 e 2014, tornando necessária uma avaliação para assegurar a qualidade desses cursos, identificar as assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento. O objetivo desta dissertação é utilizar a Analise por Envoltória de Dados (DEA – data envelopment analysis) e DEA Window para analisar a eficiência dos cursos e sua evolução entre os triênios. De acordo com as entradas e saídas adotadas essa dissertação contribui para a análise da eficiência acadêmica dos cursos. Foram utilizados dados da pós-graduação em Administração nas universidades brasileiras, dos programas que possuem doutorado em Administração, entre os anos de 2004 a 2006, 2007 a 2009 e de 2010 a 2012. No triênio de 2004 a 2006 23,5% dos programas avaliados foram eficientes. Entre 2007 e 2009 39% dos programas foram eficientes e entre 2010 a 2012 48,6% dos programas atingiram eficiência máxima. Ao resolver o DEA Window o período que se destacou foi 2007 a 2009 com o maior número de programas com eficiência máxima, na média por janelas mais da metade dos cursos estão com eficiência entre 99% e 80%. Observa-se o aumento das publicações qualificadas e no número de teses. Em compensação o número de docentes permanentes diminuiu em quase todos os programas. Diminuiu também o número de trabalhos publicados em anais de eventos técnico-científicos, já que, esses não contaram como produções bibliográficas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Graduate work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | Avaliação da eficiência e evolução de programas de pós-graduação em administração | - |
| Título: dc.title | Efficiency evaluation and development of business postgraduate programs | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: