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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Salvadori, Ivan Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvadori, Ivan Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Fábio Engel de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Diego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090460 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze how gamification can contribute to expanding access to programming education in Brazil. Gamification is a technique that uses game elements to motivate and engage students in the learning process. The research was carried out through a systematic literature review, where articles and studies related to the topic were analyzed. The results indicated that gamification can be an effective tool for making programming teaching more accessible and attractive. Gamification can be applied in different ways, such as creating games that teach programming, using rewards to recognize student progress, and creating healthy competitions to encourage student participation and engagement. It is concluded that gamification can be a promising strategy to increase the access and interest of children and adolescents in learning programming. There is a growth in research at Brazilian universities that seek to expand the potential of gamification in teaching programming. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo analisar como a gamificação pode contribuir com a ampliação do acesso ao ensino de programação no Brasil. A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de revisão sistemática da literatura, onde foram analisados artigos e estudos relacionados ao tema. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino de programação mais acessível e atraente. A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como na criação de jogos que ensinam programação, na utilização de recompensas para reconhecer o progresso do aluno, e na criação de competições saudáveis para estimular a participação e engajamento dos alunos. Conclui-se que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para ampliar o acesso e o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado de programação. Há um crescimento de pesquisas em universidades brasileiras que buscam ampliar o potencial da gamificação no ensino de programação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.en | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Gamificação no ensino de programação | - |
Título: dc.title | Gamification in teaching programming | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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