Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Fernanda Di Flora | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0239137903735385 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6818023438968189 | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Amanda Araujo Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090419 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Entre expectativas e realidade: a construção do currículo do Novo Ensino Médio para a Educação do Campo no Paraná" | - |
Descrição: dc.description | With the 2017 High School reform, the New High School was implemented in Paraná in 2022. Our objective in this master's-level research is to investigate how the official proposals for the New High School of Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná are aimed at rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools, with a focus on curricular components involving Mathematics. To this end, we conducted the research in two stages: the first as documentary research; and the second through interviews with people involved in developing of the curricular documents. The first stage of the research was carried out through bibliographic and documentary studies and based on the theoretical framework adopted, this framework is divided into three interconnected and fundamental sections, which deal with: Rural Education, which covers the discussion on the specific educational needs of rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools; the curriculum as an instrument of maintaining power; and the New High School, an educational policy that is part of a set of policies that aim to transform the right to education into a product to be acquired. In the second stage, we interviewed five people who collaborated in writing the New High School curriculum documents specific to the area of Mathematics, intended for rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools. As a result of the research, it is worth noting that the curricular documents were developed hastily, without allowing for dialogue with rural schools and the communities involved. Furthermore, the results of this research also supported the creation of an Educational Product aimed at teachers, researchers, and others interested in understanding how a curriculum was constructed based on this specific experience. | - |
Descrição: dc.description | Com a reforma do Ensino Médio, de 2017, o Novo Ensino Médio passou a ser implementado no estado do Paraná a partir de 2022. Temos como objetivo, nesta pesquisa em nível de mestrado, investigar de que modo as propostas oficiais para o Novo Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná destinam-se às escolas do campo, de assentamento e acampamento, das ilhas e quilombolas, com enfoque nos componentes curriculares que envolvem Matemática. Para isso, realizamos a pesquisa em duas etapas: a primeira como uma pesquisa documental; e a segunda por meio de entrevistas com pessoas envolvidas no processo de elaboração de documentos curriculares. A primeira etapa da pesquisa se deu por meio de estudos bibliográficos, documentais e com base no referencial teórico adotado que trata da Educação do Campo, que abrange a discussão sobre as necessidades educacionais específicas das escolas do campo, de assentamento e acampamento, das ilhas e quilombolas, do currículo como instrumento de manutenção de poder e do Novo Ensino Médio, uma política educacional que faz parte de um conjunto de políticas que visam transformar o direto à educação em produto a ser adquirido. Na segunda etapa, foram entrevistadas cinco pessoas que colaboraram com a escrita dos documentos curriculares do Novo Ensino Médio específicos para a área de Matemática destinados a escolas do campo, escolas de assentamento e acampamento, escolas das ilhas e escolas quilombolas. Como resultado da pesquisa, destaca-se que os documentos curriculares foram construídos de maneira aligeirada, sem possibilitar diálogo com as escolas do campo e com as comunidades envolvidas. Além disso, os resultados desta pesquisa também deram suporte à criação de um Produto Educacional, destinado a professores, pesquisadores e outros interessados em compreender como se deu a construção de um currículo, a partir desta experiência específica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Aims and objectives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (High School) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Educação do campo no novo ensino médio do estado do Paraná: uma análise curricular da área de Matemática | - |
Título: dc.title | Rural education in the new high school education in the state of Paraná: a curricular analysis of the area of Mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: