
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santoyo, Alain Hermández | - |
| Autor(es): dc.creator | Sencioles, Sabrina Vitório Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090393 | - |
| Descrição: dc.description | Knowledge is one of the most valuables assets for organizations nowadays. Managing this knowledge, allowing it to be developed and kept, is Organizational Knowledge Management's chief challenge. Currently there seems to be no doubt Information Technology is the most valuable tool in this enterprise. In this regard, many softwares were developed and implemented in an attempt to become instrumental for the organizations. It has been noted, though, most of then were not able to achieve it's goals, becoming mainly huge data repositories. Identifying softwares able to mitigate this situation can contribute to Knowledge Management. Following this trend, this research's objective is to map wiki, a valuable social software, supporting Organizational Knowledge Management processes, contributions to the knowledge's learning, storage, retrieval and sharing. The research's locus was the infrastructure department on the Information Technology sector from a major organization on Parana, starting from a comparative study of the wiki's features on the SECI model. The field research was instrumentalized by a pool, collecting data on the wiki usage between the infrastructure teams on the Information Technology sector, from witch the main results were a reference board, a consolidated diagnostic on the wiki's usage and the mapping of the delineating policies on the organizational knowledge's creation, sharing and diffusion. | - |
| Descrição: dc.description | O conhecimento é um dos bens mais valiosos para as organizações atuais. Gerir este conhecimento de forma que o mesmo possa ser criado e mantido é o grande desafio da Gestão do Conhecimento Organizacional. Hodiernamente não se parece ter dúvidas de que a Tecnologia da Informação é a grande ferramenta de auxílio nessa empreitada. Neste sentido, vários softwares foram desenvolvidos e implementados na tentativa de servirem como instrumental para as organizações. Observa-se, no entanto, que, no mais das vezes, eles não conseguiram atingir seus objetivos, pois tornaram-se majoritariamente grandes repositórios de dados. A identificação de possíveis softwares que mitiguem tal realidade podem contribuir à uma melhor Gestão do Conhecimento. Neste viés, esta pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições da ferramenta wiki, uma materialidade dos softwares sociais, apoiadora de processos de Gestão do Conhecimento Organizacional, relacionados ao aprendizado, ao armazenamento, à recuperação e ao compartilhamento do conhecimento. O locus da pesquisa foi a área de infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) de uma organização de grande porte do Paraná, partindo-se de um estudo comparativo entre as características do wiki com o modelo teórico SECI. A pesquisa de campo foi instrumentalizada por um questionário, coletando-se dados a respeito do uso do wiki em equipes da área de infraestrutura de TI, obtendo-se como principais resultados um quadro de referência, um diagnóstico consolidado do uso do wiki e o mapeamento de ações para delineamento de políticas institucionais de criação, compartilhamento e difusão do conhecimento organizacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupos de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teams in the workplace | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | Software social como apoio à gestão do conhecimento organizacional: o uso do wiki | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: