Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Lindamir Salete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8233-229X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moro, Mirella Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-0545-2001 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6408321790990372 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Lindamir Salete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8233-229X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Suzy Hellen Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2028-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32885 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090360 | - |
Descrição: dc.description | Women are still underrepresented in exact areas, such as technology, due to the perpetuation of gender stereotypes that assign more suitable roles to men and women. This descriptive and exploratory research presents a case study of the Women Rock IT (WRIT) project, promoted by Cisco do Brasil in 2022, which trains women in the area of computer networks through specialized technical training. The objective of this study was to understand how the participants of the WRIT 2022 project perceive the possible impacts of the project on their professional trajectories in the short and long term. For its reach, 77 participants from all regions of Brazil (North, Northeast, Midwest, South and Southeast), answered a questionnaire that sought to identify their profiles; understand their inclinations, experiences and perspectives and capture their motivations for training in WRIT (training in a predominantly male area). Quantitative and qualitative methods were used to analyze, interpret and make inferences about the speeches brought in the questionnaires. The results of this study allow us to conclude that the women who participated in WRIT 2022 perceived that their professional trajectories would be positively impacted not only in the short term, but also in the long term after their participation in the project, such as increased chances in the technology market. Despite the relevance of this study, of being concerned with dichotomous gender issues (female and male) in the technology sector, which still requires some discussions, it is suggested that further studies be developed to address broader issues, such as intersectionality of gender, race and class in this sector. | - |
Descrição: dc.description | As mulheres ainda são sub-representadas nas áreas exatas, como na área de tecnologia em razão da perpetuação dos estereótipos de gênero que atribuem funções mais adequadas para homens e para mulheres. Esta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, apresenta um estudo de caso do projeto Women Rock IT (WRIT), promovido pela Cisco do Brasil no ano de 2022, que capacita mulheres na área de redes de computadores através de treinamento técnico especializado. O objetivo deste estudo foi compreender como as participantes do projeto WRIT 2022 percebem os possíveis impactos do projeto em suas trajetórias profissionais a curto e longo prazo. Para seu alcance, 77 participantes de todas as regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste), responderam um questionário online que buscou identificar seus perfis; compreender suas inclinações, vivências e perspectivas e captar suas motivações para a capacitação no WRIT (capacitação em uma área majoritariamente masculina). Métodos quantitativos e qualitativos foram utilizados para analisar, interpretar e realizar inferências acerca dos discursos trazidos nos questionários. Os resultados deste estudo permitem concluir que as mulheres que participaram do WRIT 2022 percebiam que suas trajetórias profissionais seriam impactadas positivamente não só a curto, mas a longo prazo após sua participação no projeto, como o aumento de chances no mercado de tecnologia. Apesar da relevância deste estudo, de se preocupar com as questões de gênero dicotômicas (feminino e masculino) no setor de tecnologia, que ainda exige algumas discussões, sugere-se que estudos posteriores sejam desenvolvidos para abordar questões mais amplas, como por exemplo a interseccionalidade de gênero, raça e classe neste setor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade no ambiente de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na tecnologia - Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Emprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão do trabalho por sexo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity in workplace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in technology - In-service training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women - Employment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual division of labor | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Com apoio podemos ir longe: percepções de mulheres na jornada de qualificação em tecnologia | - |
Título: dc.title | With With support we can go far: perceptions of women in the technology qualification journey | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: