Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Godoi, Kêmeli Mamud | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090329 | - |
Descrição: dc.description | Many countries have declared scientific education as a priority educational goal, assuming scientific literacy as the objective of science teaching. From the perspective of Brazilian educational policy, science teaching is, simultaneously, an opportunity and a challenge for the goal of scientific education. This is because, despite Sciences being a mandatory component of Brazilian curricula, and therefore, an opportunity, assessment data reveal significantly low results in scientific learning among young Brazilians, even below Latin American countries. Within the framework of scientific literacy, even adopted by the National Common Curricular Base, many authors see an opportunity to overcome the transmissive teaching model towards an investigative approach, which brings school science closer to scientific culture through teaching beyond concepts. Through bibliographical research, this work investigated how inquiry-based teaching is configured as a strategic approach to Science teaching committed to scientific literacy, analyzing the potential of inquirybased teaching in comparison with the transmissive teaching model. | - |
Descrição: dc.description | Muitos países declararam a educação científica como uma meta educativa prioritária, assumindo o letramento científico como o objetivo do ensino de Ciências. Da perspectiva da política educacional brasileira, o ensino de Ciências é, simultaneamente, uma oportunidade e um desafio para a meta da educação científica. Isso porque, apesar das Ciências serem um componente obrigatório dos currículos brasileiros, e portanto, uma oportunidade, os dados de avaliações revelam resultados significativamente baixos na aprendizagem científica dos jovens brasileiros, inclusive abaixo dos países da América Latina. No marco do letramento científico, adotado inclusive pela Base Nacional Comum Curricular, muitos autores vislumbram uma oportunidade de superação do modelo transmissivo de ensino em direção a uma abordagem investigativa, que aproxime a ciência escolar da cultura científica através do ensino para além dos conceitos. Por meio de pesquisa bibliográfica, este trabalho investigou como o ensino por investigação se configura como uma abordagem estratégica para o ensino de Ciências comprometido com o letramento científico, analisando as potencialidades do ensino por investigação em comparação com o modelo transmissivo de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ensino por investigação como abordagem estratégica ao ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Inquiry-based teaching as a strategic approach to science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: