Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Lya Carolina da Silva Mariano | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Jaqueline de Morais | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Giovanne Cuchinelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090291 | - |
Descrição: dc.description | The process of biological invasion is one of the leading causes of biodiversity loss worldwide, second only to habitat loss. Faced with this problem, there has been a recognized need to educate the public about invasive alien species and their consequences for local ecosystems, as well as their effects on native species. Therefore, this thesis aimed to identify invasive alien species located in a fragment of the Mixed Ombrophilous Forest and disseminate information about these species to the community. To achieve this, a floristic survey was conducted using 12 plots of 10m x 10m, where all individuals were identified. Additionally, exotic individuals that could be observed outside these plots were also recorded for the species list of the area. Subsequently, posts were created for the Instagram social network, followed by a questionnaire made available to the community to assess knowledge about IAS. The results highlight that there is concern about IAS; however, knowledge about these species remains limited. Therefore, actions are needed to prevent future problems related to invasion by these species, and every action counts. Furthermore, tools for scientific communication are necessary, and social media platforms, especially Instagram, can be useful tools to reach diverse udiences. | - |
Descrição: dc.description | O processo de invasão biológica é uma das maiores causas de perda de biodiversidade no mundo, ficando atrás somente da perda de habitat. Diante deste problema, destacou-se a necessidade de informar a população sobre as espécies exóticas invasoras e suas consequências para os ecossistemas locais e seus efeitos sobre as suas respectivas espécies nativas. Diante disso, esse trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo identificar as espécies exóticas invasoras (EEI) localizadas em um fragmento da Floresta Ombrófila Mista (FOM) e expor as informações sobre estas mesmas para a comunidade. Para tanto, foi realizado um levantamento florístico, utilizando 12 parcelas de 10m x10m onde todos os indivíduos foram identificados, adicionalmente, indivíduos exóticos que puderam ser visualizados fora destas unidades também foram registrados para a lista de espécies do local, posteriormente foram criadas postagens para a rede social Instagram, seguida de um questionário que foi disponibilizado para a comunidade com a finalidade de verificar o conhecimento sobre EEI. Como resultados encontrados destaca-se que existe uma preocupação quanto as EEI, no entanto o conhecimento sobre estas espécies ainda é escasso. Sendo assim, destaca-se que ações são necessárias no intuito de evitar futuros problemas relacionados a invasão por estas espécies, toda e qualquer ação é importante. Aliado a isso, ferramentas são necessárias para a divulgação científica e as redes sociais, especialmente o Instagram, podem ser ferramentas úteis para alcançar diferentes públicos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas exóticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas invasoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exotic plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invasive plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forest conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Espécies exóticas invasoras em um fragmento da floresta ombrófila mista: divulgação para conscientização ambiental | - |
Título: dc.title | Invasive exotic species in a fragment of mixed ombrophyous forest: disclosure for environmental awareness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: