Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Michels, Roger Nabeyama | - |
Autor(es): dc.contributor | Imamura, Marcos Massaki | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Letícia Barcala Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090280 | - |
Descrição: dc.description | The present work consists of using the unified model of product development process to design and 3D printing to manufacture an educational toy prototype with a learning path that aims to apply the STEAM Approach effectively, enabling children aged 6 to 12 years concrete, active, investigative, transdisciplinary, collaborative and reflective learning of concepts of science, technology, engineering, arts and mathematics together with the integral development of the children in question, being a marketable, safe and fun toy option to they. This initiative was motivated by the lack of resources available in the market that actually use the STEAM Approach in a correct, indepth and meaningful way, toys that stimulate the child's creativity, imagination and autonomy, and also by the educational demand for active and interesting ways of learn and teach, both verified during the author's participation in the extension project Mobile Laboratory for Teaching Engineering and Active Teaching Methodologies. After the development and manufacture of the first prototype, a group of children was responsible for testing it, at which time evaluations were made, to enable optimizations in the prototype and another test, digital, until the conclusion was reached that the prototype was approved, its development process was carried out successfully, both in terms of product development and in terms of applying concepts from the Mechanical Engineering graduation, and, finally, in the conclusion that it is, indeed, possible to learn by playing. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho consiste na utilização do modelo unificado de processo de desenvolvimento de produto para projetar e na impressão 3D para fabricar um protótipo de brinquedo educativo com uma trilha de aprendizagem que tenha como objetivo aplicar a Abordagem STEAM de maneira eficaz, possibilitando a crianças de 6 a 12 anos a aprendizagem concreta, ativa, investigativa, transdisciplinar, colaborativa e reflexiva de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em conjunto com o desenvolvimento integral das crianças em questão, sendo uma opção de brinquedo comercializável, seguro e divertido a elas. Essa iniciativa foi motivada pela falta de recursos disponíveis no mercado que realmente utilizem a Abordagem STEAM de maneira correta, aprofundada e significativa, brinquedos que estimulem a criatividade, a imaginação e a autonomia da criança, e também pela demanda educacional por formas ativas e interessantes de aprender e ensinar, ambos verificados durante a participação da autora no projeto de extensão Laboratório Móvel de Ensino de Engenharia e Metodologias Ativas de Ensino. Após o desenvolvimento e a fabricação do primeiro protótipo, um grupo de crianças foi responsável por testálo, momento no qual avaliações foram feitas, para possibilitar otimizações no protótipo e outro teste, digital, até que se chegasse nas conclusões de que o protótipo foi aprovado, o seu processo de desenvolvimento foi realizado com sucesso, tanto por parte do desenvolvimento do produto, quanto em questão de aplicação de conceitos da graduação de Engenharia Mecânica, e, por fim, na conclusão de que é, sim, possível aprender brincando. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de projeto no ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational toys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project method in teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Projeto e manufatura de um protótipo de brinquedo educativo com usabilidade baseada na abordagem STEAM | - |
Título: dc.title | Design and manufacture of an educational toy prototype with usability based on STEAM approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: