Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Anelize Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dayane dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Anelize Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Vinicius Luiz Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31722 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090256 | - |
Descrição: dc.description | The discussions around the environmental theme are present in various spaces of society, among them, the formal axis in educational spaces. Thus, the University Environmentalization is a theme present in these discussions, since it focuses on inserting the environmental theme in Higher Education Institutions contributing to the formation of a critical subject, who walks in search of building a sustainable society. Therefore, this work sought to contribute through analysis and reflection on the University Environmentalization, analyzing the UTFPR's Sustainable Logistics Program (PLS) that is present in the 13 campuses of this University, seeking to understand the existence or not of practices of Environmental Education and Sustainability in the Higher Education Institution, and how these actions taken by PLS, are contributing to the University (teaching, research, extension) and also for the community in general. Within the methodological procedures for this research a quantiqualitative research approach was carried out. In this way, an investigation was carried out in the PLS reports from the years 2016, 2017 and 2018, which are the ones that exist so far in the University's website. We sought to understand what Environmental Education and Sustainability we are talking about at the UTFPR campuses, identifying their perspectives (conservationist, pragmatic and critical) and reflecting on the practices presented in the reports. With this data it was possible to identify the propensity for pragmatic practices on the Campuses. These data showed the importance of University Environmentalization when we look at these actions raised, as a way to break with naive, utilitarian and punctual actions. | - |
Descrição: dc.description | As discussões em torno da temática ambiental se fazem presentes em diversos espaços da sociedade, entre eles, o eixo formal nos espaços educativos. Sendo assim, a Ambientalização Universitária é um tema presente nessas discussões, uma vez que tem como foco inserir a temática ambiental nas Instituições de Educação Superior contribuindo para a formação do sujeito crítico, que caminha na busca da construção de uma sociedade sustentável. Para tanto, o presente trabalho procurou contribuir por meio de análises e reflexões sobre a Ambientalização Universitária, analisando o Programa de Logística Sustentável da UTFPR (PLS) que se faz presente nos 13 Campus dessa Universidade, buscando compreender a existência ou não de práticas de Educação Ambiental e Sustentabilidade na Instituição de Ensino Superior, e de que forma essas ações realizadas pelo PLS, estão contribuindo para a Universidade (ensino, pesquisa extensão) e também para a comunidade em geral. Dentro dos procedimentos metodológicos para essa pesquisa foi realizada uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Dessa maneira realizou-se uma investigação nos relatórios do PLS dos anos de 2016, 2017 e 2018 que são os existentes até o momento na página da Universidade. Buscou-se compreender de que Educação Ambiental e Sustentabilidade estamos falando nos Campus da UTFPR, identificando suas perspectivas (conservacionista, pragmática e crítica) e refletindo sobre as práticas apresentadas nos relatórios. Com esses dados foi possível identificar a propensão por práticas pragmáticas nos Campus. Esses dados mostraram a importância da Ambientalização Universitária quando olhamos para essas ações levantadas, como forma de rompermos com ações ingênuas, utilitaristas e pontuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | College environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Análise de ambientalização universitária: o programa de logística sustentável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR | - |
Título: dc.title | Analysis of University Environmentalization: the Sustainable Logistic Program of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: