
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Juliana Bono Borba da | - |
| Autor(es): dc.creator | Furtado, Nágila Gongora Possani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36296 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090243 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to understand school inclusion in the educational context. The concept of inclusion in education is rooted in views where some understand it to have a similar meaning to bringing together, in the same space, different individuals with special educational needs. Others still think that simple coexistence means inclusion. The methodology used through research, through a bibliographical survey on the chosen topic, where it aims to answer the following problem, why do people who have both physical and mental limitations suffer labels as being incapable in the school and social context? Finally, inclusion is not an educational practice to be carried out in any way, it requires knowledge and clarification from parents, teachers, society and other professionals who act effectively to make it happen successfully. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo compreender a inclusão escolar no contexto educacional. O conceito de inclusão em educação está arraigado às visões onde alguns entendem que possui significado semelhante ao de juntar, num mesmo espaço, diferentes indivíduos com necessidades educacionais especiais. Outros, ainda acham que a simples convivência é incluir. A metodologia utilizada através de pesquisas, por meio de levantamento bibliográfico sobre o tema escolhido, onde o mesmo visa responder o seguinte problema, porque as pessoas que tem limitações tanto físicas como mentais, sofrem rotulações como sendo incapazes no contexto escolar e social? Por fim, A inclusão não é uma prática educativa a ser feita de qualquer forma, ela exige conhecimento e esclarecimento de pais, professores, sociedade e demais profissionais que atuem efetivamente para que aconteça com sucesso. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Inclusão escolar: um olhar atento no âmbito escolar | - |
| Título: dc.title | School inclusion: a close look at the school scope | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: