
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoluzzi, Sandro César | - |
| Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Jackson dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:10:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:10:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26228 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090233 | - |
| Descrição: dc.description | The present study focuses on personal finance and financial education. Credit is increasingly accessible to people, its inappropriate use can compromise income and put the individual in a situation of indebtedness. The Accounting Science course has several disciplines related to the financial area in its teaching grid. ln this way, the present study aimed to verify if the academy formation influences, on personal finances and contributes to the student's awakening in the first year and what is the conception for them in the fourth year, observing the knowledge acquired in their development. To achieve the objective of the study, bibliographic searches were carried out on books, articles, monographs and websites, definition of the initial concepts and data collection through the application of a questionnaire with multiple choice questions with the Accounting Sciences students of two colleges in Pato Branco, Paraná. ln the results of the study, we can conclude that yes, academic training has a slight influence on the perception of personal finances, but it is not the only factor that can influence the subject in question | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo tem como foco, finanças pessoais e educação financeira. O crédito está cada vez mais acessível às pessoas, seu uso inadequado, pode comprometer a renda e colocar o indivíduo numa situação de endividamento. O curso de Ciências Contábeis possui na sua grade de ensino, diversas disciplinas relacionadas à área financeira. Dessa forma o presente estudo objetivou verificar se a formação academia influência, nas finanças pessoais e contribui para o despertar do aluno já no primeiro ano e qual a concepção para os mesmos no quarto ano, observando os conhecimentos adquiridos em seu desenvolvimento. Para alcançar o objetivo do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, em livros, artigos, monografias e sites da internet, definição dos conceitos iniciais e levantamento de dados por meio de aplicação de um questionário com questões de múltipla escolha com os acadêmicos de Ciências Contábeis de duas faculdades de Pato Branco, Paraná. Nos resultados do estudo, podemos concluir que sim a formação acadêmica exerce uma leve influência, na percepção sobre finanças pessoais, porém não é o único fator que pode influenciar sobre o assunto em questão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Contábil e Financeira | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento financeiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strategic planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
| Título: dc.title | Planejamento financeiros pessoal: um estudo de caso com acadêmicos de ciências contábeis | - |
| Título: dc.title | Personal financial planning: a case study with accounting scholars | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: