Material digital do Paraná em escolas públicas: uma análise das aulas de matemática propostas para o 6º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorZarpelon, Edinéia-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.creatorSantana, Arthur Casagrande Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:09:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:09:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36299-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090205-
Descrição: dc.descriptionSince the Covid-19 pandemic, the state of Paraná has adopted a digital material to conduct online classes. With the return of in-person activities, this material, although adapted to the new reality, was maintained for use in state public schools. Given its scope and importance, it is essential that teachers and researchers analyze its structure, implementation and content. In this context, this study, with a qualitative approach and characterized as documentary research, had the problem of investigating the adequacy of digital material to the documents guiding education in Brazil, as well as its relationship with trends in Mathematics Education and innovative pedagogical practices through the analysis of Mathematics classes proposed for the 6th year of Elementary School. To this end, analysis protocols were established based on the specific Mathematics skills described in official documents, the characteristics of innovative pedagogical practices and signs of contemporary trends in Mathematics Education. From the collection and analysis of information based on these criteria, it was possible to make considerations about the suitability, development and use of the digital teaching material adopted in Paraná, which allows us to affirm that it, although very well based on both the documentary part and new teaching practices, can still be better adapted to work on a larger number of classes with these practices.-
Descrição: dc.descriptionDesde a pandemia de Covid-19 o estado do Paraná adotou um material digital para a realização das aulas online. Com o retorno das atividades presenciais, este material, embora adaptado para a nova realidade, foi mantido para utilização nas escolas públicas estaduais. Dada sua abrangência e importância, torna-se fundamental que professores e pesquisadores analisem sua estrutura, implementação e conteúdo. Nesse contexto, este estudo, de abordagem qualitativa e caracterizado como uma pesquisa documental, teve como problemática investigar a adequação do material digital aos documentos norteadores da educação no Brasil, bem como sua relação com as tendências em Educação Matemática e com práticas pedagógicas inovadoras por meio da análise das aulas de Matemática propostas para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram estabelecidos protocolos de análise fundamentados nas competências específicas de Matemática descritas nos documentos oficiais, nas características das práticas pedagógicas inovadoras e em indícios de tendências contemporâneas em Educação Matemática. A partir da coleta e análise das informações com base nesses critérios, foi possível tecer considerações sobre a adequação, o desenvolvimento e a utilização do material didático digital adotado no Paraná, que nos permite afirmar que o mesmo, embora muito bem embasado tanto na parte documental, quanto nas novas práticas didáticas, ainda pode ser melhor adaptado para trabalhar um número maior de aulas com estas práticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleMaterial digital do Paraná em escolas públicas: uma análise das aulas de matemática propostas para o 6º ano do ensino fundamental-
Título: dc.titleDigital material from Paraná in public schools: an analysis of mathematics classes proposed for the 6th year of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.