
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zarpelon, Edinéia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, Arthur Casagrande Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:09:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:09:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36299 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090205 | - |
| Descrição: dc.description | Since the Covid-19 pandemic, the state of Paraná has adopted a digital material to conduct online classes. With the return of in-person activities, this material, although adapted to the new reality, was maintained for use in state public schools. Given its scope and importance, it is essential that teachers and researchers analyze its structure, implementation and content. In this context, this study, with a qualitative approach and characterized as documentary research, had the problem of investigating the adequacy of digital material to the documents guiding education in Brazil, as well as its relationship with trends in Mathematics Education and innovative pedagogical practices through the analysis of Mathematics classes proposed for the 6th year of Elementary School. To this end, analysis protocols were established based on the specific Mathematics skills described in official documents, the characteristics of innovative pedagogical practices and signs of contemporary trends in Mathematics Education. From the collection and analysis of information based on these criteria, it was possible to make considerations about the suitability, development and use of the digital teaching material adopted in Paraná, which allows us to affirm that it, although very well based on both the documentary part and new teaching practices, can still be better adapted to work on a larger number of classes with these practices. | - |
| Descrição: dc.description | Desde a pandemia de Covid-19 o estado do Paraná adotou um material digital para a realização das aulas online. Com o retorno das atividades presenciais, este material, embora adaptado para a nova realidade, foi mantido para utilização nas escolas públicas estaduais. Dada sua abrangência e importância, torna-se fundamental que professores e pesquisadores analisem sua estrutura, implementação e conteúdo. Nesse contexto, este estudo, de abordagem qualitativa e caracterizado como uma pesquisa documental, teve como problemática investigar a adequação do material digital aos documentos norteadores da educação no Brasil, bem como sua relação com as tendências em Educação Matemática e com práticas pedagógicas inovadoras por meio da análise das aulas de Matemática propostas para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram estabelecidos protocolos de análise fundamentados nas competências específicas de Matemática descritas nos documentos oficiais, nas características das práticas pedagógicas inovadoras e em indícios de tendências contemporâneas em Educação Matemática. A partir da coleta e análise das informações com base nesses critérios, foi possível tecer considerações sobre a adequação, o desenvolvimento e a utilização do material didático digital adotado no Paraná, que nos permite afirmar que o mesmo, embora muito bem embasado tanto na parte documental, quanto nas novas práticas didáticas, ainda pode ser melhor adaptado para trabalhar um número maior de aulas com estas práticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Material digital do Paraná em escolas públicas: uma análise das aulas de matemática propostas para o 6º ano do ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Digital material from Paraná in public schools: an analysis of mathematics classes proposed for the 6th year of elementary school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: