
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
| Autor(es): dc.creator | Paes, Joelson Otávio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:09:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:09:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8811 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090200 | - |
| Descrição: dc.description | In view of doubts that hover over Professional Masters and their contributions to the professional development of its participants, as well as the social contributions coming from it, a research was carried out with students who had graduated from a degree of Professional Masters in Sciences Teaching. The goal was to determine the contributions that the development of educational products can bring to the continued education of the authors. To achieve this objective, was sought to explore the currents for and against the Professional Master’s degree, trying to understand and discuss their arguments, determine in which way the educational products developed by the graduated students can contribute to the continued teacher formation and verify the limitations of the development of educational actions, according to the graduated participants. Finally, was sought to identify the profile of a teacher from a Professional Master’s Program. Therefore, an on-line questionnaire was applied and from the analysis of the responses of the graduated students of the Master’s Program, it was found that there are several contributions of the developed products by the participants from the program. However, to be successful in its use, the product must go through adaptations observing the context in which it will be applied. Another result of this research shows that the level of professional teacher autonomy is linked to the institution in which the teacher performs his practice and that after completing the Professional Master’s program, the teachers present speeches that fit the teaching profile of a reflective teacher. | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista dúvidas que pairam sobre os Mestrados Profissionais e suas contribuições para o desenvolvimento profissional de seus participantes, bem como as contribuições sociais provenientes do mesmo, foi realizada uma pesquisa com os alunos egressos de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. O objetivo foi determinar as contribuições que o desenvolvimento de produtos educacionais pode trazer para a formação continuada de seus autores. Para alcançar este objetivo buscou-se explorar as correntes a favor e contrárias aos cursos de mestrados profissionais, procurando compreender e discutir seus argumentos, determinar de que forma os produtos educacionais desenvolvidos pelos egressos podem contribuir para a formação continuada docente e verificar as limitações para o desenvolvimento de ações educativas, segundo os próprios egressos participantes. Por fim, buscou-se identificar características do perfil de um professor oriundo de um programa de mestrado profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário on-line e a partir da análise das respostas dos alunos egressos do programa de mestrado, constatou-se que são várias as contribuições dos produtos desenvolvidos por eles. Entretanto, para que haja êxito em sua utilização, o produto deve passar por adaptações, observando o contexto no qual será aplicado. Outro resultado desta pesquisa mostra que o nível de autonomia profissional docente está associado à instituição na qual o professor realiza sua prática e que após cursar o programa de mestrado profissional os docentes apresentam discursos condizentes ao perfil docente de um professor reflexivo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mestrado em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching (Graduate) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Master of education degree | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO | - |
| Título: dc.title | Os produtos educacionais desenvolvidos em um programa de mestrado profissional e suas contribuições para o ensino de ciências | - |
| Título: dc.title | The educational products developed in a professional master's degree program and its contributions for the sciences teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: