Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Castilho, Alex Sandro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Denis Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Krynski, Eleandro Maschio | - |
Autor(es): dc.contributor | Banaszewski, Roni Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Vitek, Isabela Taques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:09:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:09:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33379 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090110 | - |
Descrição: dc.description | The Authoring Tool for Error Remediation with Learning Mobility (FARMA) was designed as a means that offers functionalities to build objects of Learning (LOs). Its objective is to bring lay programming teachers the possibility of creating and managing OAs in a dynamic and uncomplicated way, allowing students and teachers can visualize the mistakes they made until they were successful in solving the exercise, and with each incorrect submission by the student, it shows content that helps to find the solution. In this tool, teachers can configure their exercise with a explanation, incorporating resources such as videos and links to contribute to the understanding of the theme. Based on this, the purpose of developing this work was to implement Frontend and Backend of the FARMA teacher area, unifying existing versions in a single project, allowing the creation of Learning Objects, which can contain videos, graphics, images, among others. During creation, the teacher can also configure the tips that appear in cases of errors, as well as the sequence in which they will be displayed, in addition to the possibility of managing these OAs (editing, viewing and deleting). | - |
Descrição: dc.description | A Ferramenta de Autoria para a Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem (FARMA) foi idealizada como um meio que oferecesse funcionalidades para construir Objetos de Aprendizagem (OAs). Seu objetivo é trazer aos professores leigos em programação a possibilidade de criar e gerenciar OAs de forma dinâmica e descomplicada, permitindo que os alunos e professores possam visualizar os erros que ocorreram até obterem êxito na resolução do exercício, e a cada submissão errada do discente, mostra conteúdos que auxiliam a encontrar a solução. Nesta ferramenta, os docentes podem configurar seu exercício com uma explicação, incorporando recursos como vídeos e links para contribuir com a compreensão do tema. Com base nisso, o desenvolvimento deste trabalho teve como propósito a implementação Frontend e Backend da área de professor da FARMA, unificando as versões já existentes em um único projeto, permitindo a criação de Objetos de Aprendizagem, que pode conter vídeos, gráficos, imagens, dentre outros. Durante a criação, o professor poderá configurar também as dicas que aparecerão em casos de erros, bem como a sequência em que serão exibidas, juntamente com a possibilidade de gerenciar esses OAs (edição, visualização e exclusão). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação.- Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity programs in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento da área destinada à criação de objetos de aprendizagem para ferramenta de autoria FARMA | - |
Título: dc.title | Development of the learning object creation area for the FARMA authoring tool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: