"The caged bird sings of freedom": o lugar entre o apagamento e a resistência da mulher negra em I know why the caged bird sings, de Maya Angelou

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorMarquesi, Rosangela Aparecida-
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.creatorZanotto, Isabela Godarth-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:09:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:09:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1090011-
Descrição: dc.descriptionDiscussions and literary analyzes in academic fields are increasingly broad and this also applies to African descendant literature, which is increasingly discussed and debated in classrooms at Brazilian universities. However, not enough; even less, questions about being a black woman are debated. In this work, based on a bibliographical research, we intend to analyze the autobiographical novel I Know Why the Caged Bird Sings ([1969] 2015), by American writer Maya Angelou (1928-2014), so little mentioned in Brazilian academic works, in addition to proposing a reflective discussion about black women in society, more specifically the place they occupy between erasure and social resistance. Thus, having as a theoretical and critical basis the texts of authors such as Angela Davis (2016), bell hooks (2013) (2015), and Djamila Ribeiro (2018), especially, we seek to develop an analysis of the female characters in that novel, while focusing on the protagonist, Maya. In addition, it was necessary for us to do a study on the structure of autobiography as a literary genre. Finally, from Angelou9s memories and narrative, we understand that, in order to be heard, black women need, in addition to speaking, to ensure that they are being heard, despite constantly facing processes of erasure. In her novel, Angelou shows the reader that the form that the protagonist Rittie found – and which seems to be universal when it comes to women9s rights – was resistance.-
Descrição: dc.descriptionAs discussões e análises literárias no âmbito acadêmico são cada vez mais amplas e isso também se aplica à literatura afrodescendente, a qual é cada vez mais discutida e debatida em salas de aulas de universidades brasileiras. Entretanto, não de maneira suficiente; menos ainda, são debatidas questões acerca do ser mulher negra. Neste trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos analisar o romance autobiográfico I Know Why the Caged Bird Sings ([1969] 2015), da escritora americana Maya Angelou (1928-2014), tão pouco citado em trabalhos acadêmicos brasileiros, além de propor uma discussão reflexiva sobre a mulher negra na sociedade, mais especificamente o lugar que ocupa entre o apagamento e a resistência social. Assim, tendo como base teórica e crítica os textos de autoras como Angela Davis (2016), bell hooks (2013) (2015) e Djamila Ribeiro (2018), especialmente, procuramos desenvolver uma análise das personagens femininas nesse romance, com enfoque na protagonista, Maya. Além disso, foi necessário que fizéssemos um estudo sobre a estrutura da autobiografia como gênero literário. Por fim, a partir das memórias e da narrativa de Angelou, entendemos que, para serem ouvidas, as mulheres negras precisam, além de falar, garantir que estão sendo ouvidas, apesar de constantemente enfrentarem processos de apagamento. Em I Know Why the Caged Bird Sings, Angelou mostra ao leitor que a forma que a protagonista Rittie encontrou – e que parece ser universal no que tange aos direitos femininos – foi a resistência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectNegras na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectWomen, Black, in literature-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in literature-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.title"The caged bird sings of freedom": o lugar entre o apagamento e a resistência da mulher negra em I know why the caged bird sings, de Maya Angelou-
Título: dc.title"The caged bird sings of freedom": the place between black woman’s erasure and resistance in I know why the caged bird sings, by Maya Angelou-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.