
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Salvalaggio, Maria Aparecida Gallas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089919 | - |
| Descrição: dc.description | The different technologies created by man are increasingly present among is. They influence how we think, learn and relate to the world. This constant access to information guaranteed by the technological resources also influence the school since the teacher must adapt his methods to incorporate the equipment and work with information more accurate and interesting. The objective of this study was therefore to analyze what are the contributions of the use of technological resources in the Youth and Adult Phase I collected data on the use of different technological resources and its acceptance by students and rethink the means of education and updating of practices of teachers in the current context in order to use all technological possibilities as a way to innovate the teaching practice. The survey was conducted with teachers and students of Municipal Schools José Francisco de Oliveira and Henrique Ghellere, located in São Miguel do Iguacu, Parana. Research techniques were used in bibliographic research, observation and questionnaires to students and teachers of adult education. The survey results showed that teachers use the technology resources offered by the school to enrich their educational work and believe that they can assist in student learning, because they help in motivating and diversity strategies to promote learning of content. The students also believe that technology can facilitate learning, because they facilitate the process of knowledge construction. | - |
| Descrição: dc.description | As diferentes tecnologias criadas pelo homem estão cada vez mais presentes em nosso meio. Elas influenciam nossa forma de pensar, aprender e de nos relacionarmos com o mundo. Esse constante acessa a informação, garantido pelos recursos tecnológicos influenciam também na escola, uma vez que o professor precisa adaptar seus métodos para incorporar o trabalho com equipamentos e informações cada vez mais precisas e interessantes. O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar quais são as contribuições do uso de recursos tecnológicos na Educação de Jovem e Adulta Fase I, levantando dados sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos e a sua aceitação pelos educandos e repensar os meios de ensino e a atualização das práticas dos professores num contexto atual a fim de utilizar todas as possibilidades tecnológicas como forma de inovar a prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com educadores e educandos das Escolas Municipais José Francisco de Oliveira e Henrique Ghellere, situadas no município de São Miguel do Iguaçu, estado do Paraná. Como técnicas de pesquisa foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, observação e questionários aos alunos e professores da EJA. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores utilizam os recursos tecnológicos que a escola oferece para enriquecer o seu trabalho pedagógico e acreditam que eles podem auxiliar na aprendizagem dos alunos, pois auxiliam na motivação e na diversidade de estratégias para promover a aprendizagem dos conteúdos. Os educandos também acreditam que a tecnologia pode favorecer a aprendizagem, pois facilitam o processo de construção do conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
| Título: dc.title | Tecnologia e educação: da teoria à prática na EJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: