
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maccarini, Adelino Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Marcel Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Cluzeni, Marcelo Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15614 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089882 | - |
| Descrição: dc.description | Uma das maiores dificuldades encontradas no processamento de alimentos fermentados como queijos e salames está no controle da temperatura, da umidade relativa e da circulação de ar durante o processo. O salame, que é um produto muito comercializado nos dias atuais, com grandes perspectivas de expansão comercial, é fabricado de forma artesanal nas pequenas propriedades rurais do país. Entretanto, é essencial para a qualidade e sabor do produto que seja produzido de forma condizente com as normas legais. Dessa forma, é imprescindível que seja produzido sob condições propícias para a sua maturação. Com o intuito de disponibilizar uma tecnologia apropriada, foram estudados, propostos e desenvolvidos equipamentos com controle automatizado para climatização de salame em pequena escala e assim, controlar parâmetros que são fundamentais para a qualidade final do produto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle de temperatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alimentos - Maturação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automação industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Temperature control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Food - Maturation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manufacturing automation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Manutenção Industrial | - |
| Título: dc.title | Proposição de processo de maturação de alimentos embutidos com a utilização de câmara climática com controle de temperatura e umidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: