Práticas de educação ambiental em um centro municipal de educação infantil – Céu Azul – PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera-
Autor(es): dc.contributorCâmara, Carla Daniela-
Autor(es): dc.contributorAgustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
Autor(es): dc.contributorSabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cristina Diegro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:08:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:08:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089861-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental education is an essential tool to raise awareness and inform the school community about natural resources and environmental degradation. Based on Law 9,795/1999 (PNEA), which requires a transversal and multidisciplinary approach to the topic, this work sought to promote interaction between students, the environment and the community. The objective was to develop and apply environmental education activities with students from a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) located in the União neighborhood, in Céu Azul, western Paraná. The study began with a diagnosis of the school's conditions, analysis of the activities already carried out and the teachers' perception of how to approach environmental education in the children's context. With this information, appropriate pedagogical practices were applied to help students understand the environment. The results showed that playful activities can raise children's awareness about environmental issues and promote a connection with nature. The initial diagnosis identified specific needs of the CMEI, and questionnaires with teachers revealed the importance of topics such as water, dengue fever and recycling. The activities developed helped children understand natural cycles and adopt sustainable practices. With a participatory methodology, children were able to express their creativity in relation to the environment, seeking solutions to preserve it and maintain the quality of natural resources.-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental é uma ferramenta essencial para sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre os recursos naturais e a degradação ambiental. Com base na Lei 9.795/1999 (PNEA), que exige a abordagem transversal e multidisciplinar do tema, este trabalho buscou promover a interação entre estudantes, meio ambiente e comunidade. O objetivo foi desenvolver e aplicar atividades de educação ambiental com alunos de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no município de Céu Azul, oeste do Paraná. O estudo começou com um diagnóstico das condições da escola, análise das atividades já realizadas e a percepção das professoras sobre como abordar a educação ambiental no contexto infantil. Com essas informações, foram aplicadas práticas pedagógicas adequadas para ajudar os alunos a compreenderem o meio ambiente. O diagnóstico inicial identificou necessidades específicas do CMEI, e questionários com as professoras revelaram a importância de temas como água, dengue e reciclagem. As atividades desenvolvidas ajudaram as crianças a entender os ciclos naturais e adotar práticas sustentáveis. Os resultados mostraram que atividades lúdicas podem sensibilizar as crianças sobre questões ambientais e promover uma conexão com a natureza. Com uma metodologia participativa, as crianças puderam expressar sua criatividade em relação ao meio ambiente, buscando soluções para preservá-lo e manter a qualidade dos recursos naturais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Ambiental-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e o meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectChildren and the environment-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL-
Título: dc.titlePráticas de educação ambiental em um centro municipal de educação infantil – Céu Azul – PR-
Título: dc.titleEnvironmental education practices in a municipal childhood education center – Céu Azul – PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.