Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Julio Cesar Klein das | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Julio Cesar Klein das | - |
Autor(es): dc.contributor | Mafra, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Cousseau, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Mata, Eduardo Angelo da | - |
Autor(es): dc.creator | Hartmann, João Henrique Stadiniski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35334 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089838 | - |
Descrição: dc.description | Rail transport have as characteristic a high operational complexity. To preserve and maintain railways, engineering teams faces countless challenges. Among them is the formation of White Etching Layers (WEL), a thin, hard and brittle martensitic layer on the surface of rails,that potentiates fatigue-related defects. The WEL phenomenom has the grinding process as one of its origins, which is a maintenance process intended to recover tracks shape after their wear. As it is related to martensitic transformation, the tempering procces, to be applied after grinding, appears as a possible technological solution to revert the scenario of hardned layers on tracks. To investigate this option, a rail class TR-68 was submitted to induction hardening to obtain martensitic layers to simulate WEL and then induction tempering was applied to the previously formed martensite. Results shown succesful outcomes in forming martensitic layers, similar to WEL, but much thicker than the ones formed in grinding. Induction tempering showned effective to reduce hardness and to promote microstructural changes and hardness decrease. | - |
Descrição: dc.description | O transporte ferroviário tem por característica a grande complexidade operacional. Para preservação e manutenção das vias férreas, equipes de engenharia enfrentam diversos desafios, um deles é a formação de White Etching Layers (WEL), uma fina camada martensítica, endurecida e frágil, na superfície de trilhos, que potencializa defeitos relacionados à fadiga em trilhos. O fenônemo de formação de WEL tem o processo de reperfilamento por esmerilhamento como uma de suas origens, que é um processo de manutenção para recuperação da forma dos trilhos após seu desgaste. Como se trata de uma camada martensítica, surge então o revenimento, a ser aplicado após a operação de reperfilamento, como possível solução tecnológica para reverter esse quadro de zonas endurecidas ao longo da superfície dos trilhos. Para avaliar essa opção, submeteu-se um trilho TR-68 à têmpera superficial através de aquecimento indutivo para produção de camadas martensíticas semelhantes à WEL seguido de revenimento por aquecimento indutivo para avaliar seu impacto nas camadas martensíticas previamente formadas. Os resultados mostraram que é possível formar camadas martensíticas de semelhante dureza a WEL, apesar de maiores. O revenimento por indução mostrou-se viável para a redução de dureza e alteração microestrutural, com diferentes parametrizações do tratamento térmico proporcionando diferentes resultados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Martensita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias - Trilhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metais - Têmpera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metais - Fadiga | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metais - Tratamento térmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Martensite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Railroads - Rails | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metals - Quenching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metals - Fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metals - Heat treatment | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | - |
Título: dc.title | Estudo do tratamento de revenido por indução em camadas martensíticas produzidas em aço para trilho ferroviário | - |
Título: dc.title | Study of indictuion tempering of mantensitic layers on railway steel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: