Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maranho, Elisa Peres | - |
Autor(es): dc.contributor | Schroeder, Manoel Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Maranho, Elisa Peres | - |
Autor(es): dc.contributor | Lucca, André de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Breda Naia Maciel | - |
Autor(es): dc.creator | Guimaraes, Otavio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089785 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand the importance of materiality in the creative processes of the designer who is understood as a producer of material culture. For this, a study about creativity and the mechanisms associated to the creative process and its role in the construction and transfer of meanings for the formation of concepts are presented. Through the theoretical reference was raised the concept of material culture and its relation with the work of the designer. Through the theoretical corpus was sought to understand the proposal of handmade design as a method of building artifacts and their potential in the materialization of meanings and emotions. Following this reasoning, it was decided to conduct a semi-open interview with Igniscode, a handmade design studio, to observe the development of its projects and analyze the method as a producer of material culture. As a result, it was possible to perceive the importance of materiality in the creative process and that the idea of handmade design can contribute to new perspectives in the designer's work, propose ways to rethink current design processes and indicate alternatives. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da materialidade nos processos criativos do designer que se entende como um produtor de cultura material. Para isso é apresentado um estudo sobre criatividade e os mecanismos associados ao processo criativo e seu papel na construção e transferência de significados para a formação de conceitos. Através do referencial teórico foi levantado o conceito de cultura material e sua relação com o trabalho do designer. Por meio do corpus teórico buscou-se entender a proposta do handmade design como método de construção de artefatos e seu potencial na materialização de significados e emoções. Seguindo esta fundamentação, optou-se por realizar uma entrevista semiaberta com a Igniscode, estúdio de handmade design, para observação do desenvolvimento de seus projetos e análise do método como produtor de cultura material. Como resultado, foi possível perceber a importância da materialidade no processo criativo e que a ideia do handmade design pode contribuir para novas perspectivas no fazer do designer, propor maneiras de repensar os processos atuais de design e indicar alternativas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artesanato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Handicraft | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design, Industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Handmade design: a importância da materialidade nos processos criativos | - |
Título: dc.title | Handmade design: the importance of materiality in creative processes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: