
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ayres, Ariadne Dall’Acqua | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ayres, Ariadne Dall’Acqua | - |
| Autor(es): dc.contributor | Picanço, Katya Cristina de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Divardin, Danilo Henrique | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lucila Kawana Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Pedroso, Natalie Alana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089727 | - |
| Descrição: dc.description | It is remarkable how the Kaingang artistic expressions can build dialogues between their cosmovision and the biodiversity that surrounds them for several generations, also becoming teaching-learning tools among the members of this people. This work aimed to analyze the artistic processes of the Kaingang indigenous people, present in the Campos Gerais region, in the state of Paraná, from the perspective of ethno conservation. The main authors for the development of the discussion are considered: DIEGUES (2004); LAGROU, (2009); RIBEIRO (2012); BARBOSA (2013); VARGAS et al (2007); EMILIANO; MARTIN; PEREIRA (2018); SANTOS (2018); DILL, BUENO, (2019); AYRES; BRANDO (2021); AYRES; BRANDO (2022). This is exploratory research, following the case study methodology. The artistic expressions of the Kaingang ethnicity reproduce the ancient knowledge of its people, intertwining history, culture, and knowledge about nature. These contributions can bring to the teaching of Biological Sciences several important reflections, both for environmental knowledge and for the cultural diversity present in Brazil. Based on the theoretical framework, a technical visit to the MUPA, and the artistic productions made by the authors, a teaching material was developed in video format, and made available on the YouTube platform, which was applied and evaluated, through questionnaires, by 21 high school students. basic, belonging to different schools in the municipality of Ponta Grossa - PR. The video addresses topics related to artistic expressions and the history of the Kaingang, relating it to the principles of Environmental Education and Ethno Conservation, due to the intrinsic relationship this phavele has with nature. The video proves to be a good teaching material to be used with both elementary school students and those interested in the subject. In addition, the use of this didactic material as support in the classroom is likely to meet the various skills expressed in the BNCC, when worked in an interdisciplinary way with Science/Biology. | - |
| Descrição: dc.description | É notável como as expressões artísticas Kaingang são capazes de construir diálogos entre sua cosmovisão e a biodiversidade que os cerca há diversas gerações, tornando-se também ferramentas de ensino-prendizagem entre os membros desse povo. Este trabalho teve como objetivo analisar processos artísticos do povo indígena Kaingang, presentes na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, a partir do olhar da tnoconservação. Considera-se como principais autores para o desenvolvimento da discussão: DIEGUES (2004); LAGROU, (2009); RIBEIRO (2012); BARBOSA (2013); VARGAS et al (2007); EMILIANO; MARTIN; PEREIRA (2018); SANTOS (2018); DILL, BUENO, (2019); AYRES; BRANDO (2021); AYRES; BRANDO (2022). Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. As expressões artísticas da etnia Kaingang reproduzem os saberes milenares de seu povo, entrelaçando história, cultura e conhecimentos acerca da natureza. Estas contribuições podem trazer ao ensino de Ciências Biológicas diversas reflexões importantes, tanto para o conhecimento ambiental, quanto para a diversidade cultural presente no Brasil. A partir do referencial teórico, de visita técnica ao Museu Paranaense (MUPA) e de produções artísticas elaboradas pelas autoras, que desenvolveram um material didático no formato de vídeo, disponibilizado na plataforma YouTube, que foi aplicado e avaliado, por meio de questionários, por 21 estudantes do ensino básico, pertencentes a diferentes escolas do município de Ponta Grossa - PR. No vídeo são abordados temas pertencentes às expressões artísticas e a história dos Kaingang, relacionando-o com princípios da Educação Ambiental e da Etnoconservação, pela relação intrínseca que esse povo possui com a natureza. O vídeo mostra-se como um bom material didático para ser utilizado não só com estudantes do ensino básico, mas para todos os interessados no assunto. Além disso, a utilização do vídeo como suporte em sala de aula, é passível de atender a diversas habilidades expressas na BNCC, quando trabalhado de maneira interdisciplinar com Ciências/Biologia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte kaingang | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - Usos e costumes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais - Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade - Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kaingang art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians - Social life and customs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservation of natural resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity conservation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Contribuições artísticas do povo indígena Kaingang dos Campos Gerais (PR) para o ensino de ciências biológicas | - |
| Título: dc.title | Artistic contributions of the Kaingang indigenous people of Campos Gerais (PR) to the teaching of biological sciences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: