
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pryjma, Marielda Ferreira (Org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Oséias Santos de (Org.) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1602 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089725 | - |
| Descrição: dc.description | This collection is the result of theoretical considerations made in the education field with emphasis on the teacher’s professional development. The diversity of authors, which came from distinctive higher education institutions located in Brazil and some arising from international context, reveals a multiplicity of relations between the themes that blend the centrality of “Rede de Aprendizado em Foco”. The studies and researches are organized around three themes: teacher’s learning in initial training and professional integration; teacher learning’s evaluations process and policies; and teacher’s professional development. The professionality’s formation in a period of deep and complex transformations in the social and educational scenarios is projected as a big challenge, especially when it is understood that a person is not born as a teacher, but it is constituted as such by processes that occur over a long period. The contact with the professional practice stands as an essential element in the context of teacher training, which in the course of professional learning experience different stages of training. The one that should be highlighted would be the learning moments that involve teaching’s practices. Thus, the main point of this work was based on the reflection of the teacher’s formative processes from the initial training to the professional development going through the teaching practice, which is considered as the beginning of the relationship between theoretical and practical knowledge in the context of educational reality and reporting formative experiences that have contributed to this training. | - |
| Descrição: dc.description | Esta coletânea é fruto de reflexões teóricas realizadas no campo da educação, com ênfase no desenvolvimento profissional docente. A diversidade de autores, oriundos de distintas Instituições de Ensino Superior localizadas no cenário brasileiro e alguns advindos do contexto internacional, revela uma multiplicidade de relações entre as temáticas que se entrecruzam na centralidade da Rede de Aprendizagem em Foco. Os estudos e pesquisas articulam-se em torno de três temáticas: aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional; políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente; e, aprendizagem em serviço e desenvolvimento profissional docente. A constituição da profissionalidade, em tempos de profundas e complexas transformações nos cenários sociais e educacionais, projeta-se em um grande desafio, especialmente quando se insere a compreensão de que um sujeito não nasce professor, pelo contrário, se constitui como tal por meio de processos que ocorrem durante um longo período. O contato com a prática profissional se interpõe como um elemento primordial para a conjuntura de formação de professores que, no decorrer da aprendizagem profissional, vivenciam diferentes fases da formação, sendo que o que deve ter um destaque seriam os momentos de aprendizagem que envolvem as práticas docentes. Assim, o eixo articulador dessa obra se pautou na reflexão sobre os processos formativos do professor, desde a formação inicial até o desenvolvimento profissional, passando pela prática docente, considerado como o princípio da relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático no contexto da realidade educativa e relatando experiências formativas que contribuíram com essa formação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR Editora | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de engenharia - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engineering teachers - Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum change | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O desenvolvimento profissional docente em discussão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: