Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fabrício Filho, João | - |
Autor(es): dc.creator | Felzmann, Isaías Bittencourt | - |
Autor(es): dc.creator | Wanner, Lucas Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29763 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5753/eradsp.2020.16886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089717 | - |
Descrição: dc.description | Arquiteturas que implementam o conjunto de instruções RISC-V são adequadas para o contexto de sistemas embarcados. A demanda por menor consumo energético e maior desempenho nesse contexto é crescente, e a aproximação de elementos de memória tem potencial para alcançar ambos os benefícios. Contudo, a sensibilidade a erros de cada aplicação pode impedir a obtenção de maiores benefícios, por meio de quebras de execução ou menor qualidade dos resultados. Neste trabalho, propomos a avaliação da sensibilidade de aplicações a falhas em dados armazenados em memória na arquitetura RISC-V. Expondo toda a memória de dados a um modelo de erro em um simulador, é possível verificar a correlação entre o aumento das quebras de execução e a diminuição da qualidade dos resultados. Para um requisito de qualidade de 90%, as 3 aplicações avaliadas toleraram diferentes níveis de aproximação em escala logarítmica, chegando na ordem da taxa de erro de 10−7. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO PAULO | - |
Relação: dc.relation | https://sol.sbc.org.br/index.php/eradsp/article/view/16886 | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://cradsp.sbc.org.br/eradsp/2020/submissao.html | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de memória (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embedded computer systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory Management (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Sensibilidade a erros em aplicações na arquitetura RISC-V | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: