Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Heloisa Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Larissa Arianna Mekelburg da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:08:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:08:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089709 | - |
Descrição: dc.description | With the pandemic came isolation and the impossibility of face-to-face classes, making students and teachers cling to digital solutions, accelerating the digitization of teaching and learning processes, with the use of online activities; among them, the increase in the use of educational games. However, teachers have found it difficult to find pedagogical games suitable for the classroom and the age group of the students. In this context, the present work developed the design of a pedagogical game, which was suitable for the classroom and articulated to the textbook used by the teacher. Thus, we initially carried out a bibliographic research on games, game design (DG), instructional design (DI), textbooks (LD) and the mathematics teaching laboratory (LEM). Next, we carried out an analysis of the games that already exist in the university’s LEM, in order to understand the essential elements that define a pedagogical game. Then, using this collected information, we developed the design of a pedagogical game for teaching mathematics in the 7th year of Elementary School - Final Years, articulated with the textbook used in a public school in Marechal Cândido Rondon. Thus, we hope that this game can contribute to greater student engagement in mathematics learning. | - |
Descrição: dc.description | Com a pandemia, veio o isolamento e a impossibilidade de aulas presenciais, fazendo com os estudantes e professores se apegassem a soluções digitais, acelerando a digitalização dos processos de ensino e aprendizagem, com a utilização de atividades online; dentre elas, o aumento no uso de games pedagógicos. Contudo, os professores têm encontrado dificuldades em encontrar games pedagógicos adequados para a sala de aula e a faixa etária dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu o design de um game pedagógico, que fosse adequado à sala de aula e articulado ao livro didático utilizado pelo professor. Assim, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre games, Design de Games (DG), Design Instrucional (DI), Livros Didáticos (LD) e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Na sequência, realizamos uma análise dos jogos já existentes no LEM da universidade, com intuito de entender os elementos essenciais que definem um jogo pedagógico. Em seguida, utilizando essas informações coletadas, desenvolvemos o design de um game pedagógico para o ensino de matemática no 7o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, articulado com o livro didático utilizado em uma escola pública de Marechal Cândido Rondon. Assim, esperamos que esse game possa contribuir para um maior engajamento dos alunos na aprendizagem de matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Interstellar math: design de um game pedagógico | - |
Título: dc.title | Interstellar math: design of a pedagogical game | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: