Uma coleção de cartões postais inspirados em marcas de proveniência de livros usados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrança, Ana Claudia Camila Veiga de-
Autor(es): dc.contributorFrança, Ana Claudia Camila Veiga da-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Luciana Martha-
Autor(es): dc.contributorArantes, Marcos Varassin-
Autor(es): dc.creatorKowaleski, Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:07:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:07:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35879-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089593-
Descrição: dc.descriptionThis work reports the creation of a collection of postcards created from used book provenance marks. Through a survey of theoretical references and documentary research carried out at Sebo Fígaro in Curitiba, my intention was to experiment with the use of self-imposed restrictions strategies, based on creation strategies of the Oulipo and Ougrapo groups, as a creative process. To this end, the Oulipo and Ougrapo websites were used as a basis for the theoretical framework, in order to understand the use of self-imposed contraints or restrictions. To understand the marks of used books, the Illustrated Glossary of Marks of Provenance and the Book Dictionary of the Librarianship area were used, to understand the biography of the book as an artifact. And to understand the trajectory of the postcards, the author Pedro Karp Vasquez was mainly used. As a result, I emphasize that working with self-imposed restrictions requires a certain discipline to remain faithful to the rules that have been established, however the creation process takes other directions that perhaps would not be possible through the already known paths.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho relata a criação de uma coleção de cartões postais criados a partir de marcas de proveniência de livros usados. Por meio de levantamento de referencial teórico e pesquisa documental realizada no Sebo Fígaro em Curitiba, minha intenção foi experimentar o uso de estratégias de restrições autoimpostas, baseadas em estratégias de criação dos grupos Oulipo e Ougrapo, como processo criativo. Para tanto, foi utilizado como base do referencial teórico os sites do Oulipo e Ougrapo, para entender o uso das contraintes ou restrições autoimpostas. Para entender sobre as marcas dos livros usados, foram utilizados o Glossário Ilustrado de Marcas de Proveniência e o Dicionário do Livro da área de Biblioteconomia, para entender a biografia do livro enquanto artefato. E para entender sobre a trajetória dos cartões postais foi utilizado principalmente o autor Pedro Karp Vasquez. Como resultado destaco que trabalhar com restrições autoimpostas exige certa disciplina para se manter fiel às regras que se estabeleceu, entretanto o processo de criação toma outros rumos que talvez não seriam possíveis pelos caminhos já conhecidos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCartões-postais-
Palavras-chave: dc.subjectSelos postais-
Palavras-chave: dc.subjectOulipo (Associação)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros - Proveniência-
Palavras-chave: dc.subjectDesigners-
Palavras-chave: dc.subjectPostcards-
Palavras-chave: dc.subjectPostage-stamps-
Palavras-chave: dc.subjectOulipo (Association)-
Palavras-chave: dc.subjectBooks - Provenance-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleUma coleção de cartões postais inspirados em marcas de proveniência de livros usados-
Título: dc.titleA collection of postcards inspired by trademarks from used books-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.