Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Estorilio, Carla Cristina Amodio | - |
Autor(es): dc.contributor | Estorilio, Carla Cristina Amodio | - |
Autor(es): dc.contributor | Foggiatto, José Aguiomar | - |
Autor(es): dc.contributor | Gödke, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Gabriel Castilho Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Scherner, Vanessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089579 | - |
Descrição: dc.description | The Demand to develop new products that promote accessibility and social inclusion to those who possess physical and intellectual disabilities has grown significantly in the past years and promises to grow even more. Thus came assistive technology, it is a new term, but increasingly popular in engineering. In this context came an opportunity to develop, along with ERCE School, a specific product to attend the needs of a patient who suffers from severe intellectual and physical disabilities and obesity. Therefore this work aims to develop a project and build a prototype of a product that assists this patient to remain in an upright position and develop knee sustentation. For this a few subjects will be revised, such as, assistive technology, intellectual and physical disabilities and human motor development. After, with the intent to developing the product design, Pahl et al (2005) methodology will be used, regarding the informational, preliminary, conceptual and detailed design. Among the results, this work will present a full product design with all technical information to manufacture the final product. | - |
Descrição: dc.description | A demanda em desenvolver produtos novos que promovam acessibilidade e inclusão social aos deficientes físicos e intelectuais cresceu muito nos últimos anos e promete crescer ainda mais. Surgiu assim a Tecnologia Assistiva. É um termo novo, mas cada vez mais popular na engenharia. Nesse contexto surgiu a oportunidade de desenvolver, junto à escola ERCE, um produto específico para atender as necessidades de um paciente que possui deficiência intelectual profunda, obesidade e limitações nos movimentos dos joelhos. Sendo assim esse trabalho tem o objetivo de desenvolver um projeto e construir o protótipo de um produto que auxilie esse paciente a permanecer em posição vertebral ereta, e desenvolver sustentação nos joelhos. Para isso serão revisados os temas de Tecnologia Assistiva, deficiências intelectuais e motoras e desenvolvimento motor humano. Para desenvolver o projeto do produto será utilizada a metodologia de Pahl et al. (2005), relativas ao projeto informacional, conceitual, preliminar e detalhado. Entre os resultados, o trabalho será entregar o projeto do produto com todas as especificações técnicas para fabricação do produto final. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto - Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de reabilitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rehabilitation technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | - |
Título: dc.title | Projeto de equipamento para transporte e acomodação de criança com deficiência neuromotora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: