Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Klaiber, Michelle Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4399363131351939 | - |
Autor(es): dc.contributor | Picelli, Analia Maria Dias De Gois | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4586819633388057 | - |
Autor(es): dc.creator | Hannuch, Waldires Estevam | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089578 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional “Oficina para formação de professores com a metodologia ativa storytelling – jornada do herói nas diversas áreas de conhecimento" | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this research is to explore the application of the Active Storytelling Methodology, centered on the structure of the Hero's Journey, as an innovative approach to learning in the classroom. In the context of contemporary education, it is essential to adopt innovative methodologies to keep up with the pace of technological evolution. Active Methodologies, especially Storytelling, emerge as powerful tools to involve students and teachers in the learning process, making knowledge meaningful. Described in the Hero's Journey theory, developed by Joseph Campbell and reevaluated by Christopher Vogler, it is explored from its foundations to its practical application, outlining 12 stages that seek to stimulate not only learning, but also the emotional and reflective development of participating teachers. Applied to education professionals, they had the opportunity to create and tell their own narratives, with a pedagogical nature. | - |
Descrição: dc.description | O intuito desta pesquisa é explorar a aplicação da Metodologia Ativa Storytelling, centrada na estrutura da Jornada do Herói, como uma abordagem inovadora para a aprendizagem em sala de aula. No contexto da educação contemporânea, é fundamental adotar metodologias inovadoras para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. As Metodologias Ativas, especialmente o Storytelling, surgem como ferramentas poderosas para envolver os alunos e professores no processo de aprendizagem, tornando o conhecimento significativo. Descrita na teoria da Jornada do Herói, desenvolvida por Joseph Campbell e reavaliada por Christopher Vogler, é explorada desde seus fundamentos até sua aplicação prática, delineando 12 estágios que buscam estimular não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento emocional e reflexivo dos professores participantes. Aplicado em profissionais da área da educação, estes tiveram oportunidade de criar e contar suas próprias narrativas, com cunho pedagógico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling - Therapeutic use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Novas aprendizagens do século XXI e o storytelling como metodologia ativa: uma jornada heroica rumo a sala de aula | - |
Título: dc.title | New learnings of the 21st century and storytelling as active methodology: a heroic journey towards the classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: