Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caldatto, Marlova Estela | - |
Autor(es): dc.contributor | Policastro, Milena Soldá | - |
Autor(es): dc.contributor | Policastro, Milena Soldá | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jessica Cristina Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089554 | - |
Descrição: dc.description | Considering that Mathematics is a field of knowledge structured by a set of connected ideas, and not only related to single topics, this work focuses on the Kindergarten teaching and learning essential mathematical concepts that could (and should) be presented and explored at this level. The “Big Ideas in Mathematics” are very important for the development of children's mathematical skills, and, considering the teacher’s role in the process of organizing and providing adequate opportunities for children, it is essential to focus on the teacher's practice on teaching (with and for) “Big Ideas”. This leads to the explicitation of how children build their knowledge and develop their mathematical skills. In this sense, reflections on teaching and learning Mathematics should be considered one of the main foci at Kindergarten, since in this stage crucial elements for a full development of children's logical-mathematical reasoning are established and grounded. Considering that the teacher's mathematical and pedagogical knowledge directly impacts on the students' learning, in this work the teacher's knowledge related to Big Ideas in Mathematics plays a central role in the context of designing tasks for developing children’s Big Ideas on Mathematics. In this sense, as a way of contributing to teacher’s professional development, this work presents a set of tasks focusing on the Big Ideas on Mathematics on “number sense”, “quantification”, “comparison” and “measurement”. | - |
Descrição: dc.description | Considerando que a Matemática é estruturada por um conjunto composto por grandes ideias conectadas, e não apenas por tópicos, neste trabalho, enfoca-se o seu ensino, particularmente na etapa da Educação Infantil, ressaltando alguns conceitos matemáticos essenciais que podem (e devem) ser apresentados e explorados já nessa etapa, destacando-se o papel que as “Grandes Ideias em Matemática” (Big Ideas in Mathematics, no termo inglês) possuem no desenvolvimento das capacidades matemáticas dos alunos. Destaca-se o papel do professor no que se refere à organização e oferecimento de diversas e adequadas oportunidades para que as crianças experimentem, observem, reflitam e verbalizem seus raciocínios, explicitando, assim, a forma como constroem seus conhecimentos e desenvolvem suas capacidades matemáticas. Por isso, levantam-se reflexões sobre a Educação Infantil enquanto etapa primordial em que se estabelecem e se fundamentam os elementos cruciais para um desenvolvimento pleno do pensamento lógico-matemático das crianças. Considerando-se que os conhecimentos matemáticos e pedagógicos do professor impactam, diretamente, as aprendizagens dos estudantes, discute-se o papel que o conhecimento do professor, referente às Big Ideas em Matemática, exerce na escolha e construção/adaptação de materiais didáticos potentes para o desenvolvimento dessas capacidades matemáticas. Nesse sentido, como forma de contribuir para a própria formação do professor que ensina matemática na Educação Infantil, apresenta-se um conjunto de tarefas para a sala de aula com foco nas Big Ideas matemáticas de “sentido de número”, “quantificação” e "comparação'' e "medição". | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática | - |
Título: dc.title | Resources for developing kindergarten’s chidren mathematical knowledge: a focus on the Big Ideas in Mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: