Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casa Grande Junior, Dirceu | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4791-3005 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7595281823269320 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Debora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8427-5973 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8595226338503481 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casa Grande Junior, Dirceu | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4791-3005 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7595281823269320 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Jean Lucas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33071 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089417 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Roteiro de entrevistas: intergeracionalidade e convivência escolar no ensino noturno | - |
Descrição: dc.description | This research provides a detailed examination of the nighttime educational environment, focusing on students enrolled in evening Regular High School, who could benefit from the Youth and Adult Education program. A distinctive aspect of this study was the selection of a specific class with the highest number of students in this situation at a particular school in rural Paraná, a condition previously unexplored in educational literature. The primary objective of the investigation was to construct an instrument tailored to this context, explore potential enhancements, and ultimately create an information repository for pedagogical teams interested in this discussion. The applied methodology involved the creation of a specific Interview Guide, application of the instrument in a designed context, revising the Guide for better calibration, and developing a Technological Educational Product to provide relevant literature to pedagogical teams. The data analysis method consists of emerging categories. Following the successful accomplishment of the first objective, a detailed analysis of the transcribed data revealed weaknesses in the instrument, highlighting areas that need improvement to make it more effective and sensitive to participants' nuances. The results of the second objective indicate the instrument's efficacy while also suggesting possibilities for refinement. An important conclusion drawn is that, although creating an instrument from scratch is possible, this process requires a profound review of existing literature. Even with a deep understanding and careful literature review, developing a completely foolproof instrument that caters to the diverse demands of these student groups remains a challenge. There is a significant lack of research on creating, revising, and enhancing data collection instruments through interview guides in the context of evening Regular High School. Additionally, intergenerational interactions, school coexistence, and conflicts arising from age differences in evening regular high school are underexplored areas in educational research. The substantial contribution of this study lies in its methodological rigor and empathetic approach. Each step, from constructing questions in the model instrument to revisions and literary compilations, was conducted meticulously. This study not only highlights gaps in knowledge but, crucially, prioritizes providing a robust starting point for future research in this area in the form of a Technological Educational Product. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa é um exame detalhado do ambiente educacional noturno, com foco especial nos alunos matriculados no Ensino Médio Regular noturno, mas que poderiam ser beneficiados pelo programa Educação de Jovens e Adultos. Um aspecto inovador deste estudo foi a seleção de uma turma específica que apresentava o maior número de alunos nessa situação em uma escola determinada do interior do Paraná, uma condição até então não abordada na literatura educacional. Diante disso, o primeiro objetivo da investigação foi construir um instrumento adaptado a esse contexto, posteriormente investigar possíveis aprimoramentos e por fim criar um repositório de informações para equipes pedagógicas que se interessem pela discussão. A metodologia aplicada propôs a criação do Roteiro de entrevistas específico, aplicação do instrumento em contexto projetado, revisão do Roteiro buscando uma melhor calibragem do mesmo e a elaboração de um Produto Educativo Tecnológico para prover literatura pertinente às equipes pedagógicas. O método de análise dos dados é composto por categorias emergentes. Após o êxito do primeiro objetivo, a análise detalhada dos dados transcritos revelou fragilidades no instrumento, destacando áreas que precisam ser aprimoradas para torná-lo mais eficaz e sensível às nuances dos participantes. Os resultados do segundo objetivo apontam para a eficácia do instrumento, mas também destacam a possibilidade de refinamentos. Uma conclusão importante é que, embora seja possível criar um instrumento do zero, esse processo requer uma revisão aprofundada da literatura existente. Mesmo com uma compreensão aprofundada e revisão cuidadosa da literatura, ainda é um desafio criar um instrumento completamente infalível que atenda às diversas demandas desses grupos de alunos. Há uma escassez notável de pesquisas sobre a criação, revisão e aprimoramento de instrumentos de coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas no contexto do Ensino Médio Regular noturno. Além disso, a intergeracionalidade, a convivência escolar e os conflitos oriundos das diferenças entre as idades no ensino médio noturno regular são áreas pouco exploradas na pesquisa educacional. A contribuição significativa deste estudo reside em seu rigor metodológico e na abordagem empática adotada. Cada etapa, desde a construção de cada pergunta no instrumento modelo até as revisões e compilações literárias, foi realizada meticulosamente. Este estudo não apenas destaca as lacunas no conhecimento, mas ao fim prioriza fornecer um ponto de partida sólido para futuras pesquisas nessa área, no formato de um Produto Educativo Tecnológico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de escolas noturnas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Convivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evening and continuation school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interviewing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fellowship | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Eja ou regular, qual é o meu lugar? Desenvolvimento de um roteiro de entrevistas para a escuta de alunos do período noturno | - |
Título: dc.title | Eja or regular, where do I belong? Development of an interviewscript for listening to nighttime students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: