Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.creator | Robles, Mariana Pelissari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089415 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this work is to evaluate how important is the experimentation in science teaching based on a bibliography study, kind of "State of knowledge" elaborated from a list of carefully selected and systematically analyzed academics articles, in whose content are presented the justifications in a individually and collectively way from each author about this topic. Nowadays in the Science Teaching, the theory and practical are introduced to students as a divided and distorted parts, which causes losses of quality and meaning in the learning process. The experimentation during the classes must be not used to increase the interest of the students in science, but it exceeds this obstacle and it is a part of several drives into teaching and learning process. For this reason, this theme has been getting more and more interest in researchers, teachers and all the people focus on the education studies, and state-of-the-knowledge researches contributes to enhance the current understanding about this area. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática principal verificar a importância da Experimentação para o Ensino de Ciências a partir da revisão bibliográfica, tipo estado da arte, de um compilado de artigos criteriosamente selecionados e sistematicamente analisados, onde são apresentadas as justificativas dos autores, sobre essa linha de pesquisa, de forma individual e coletiva. No Ensino de Ciências, ainda nos dias atuais, a experimentação e teoria são apresentadas aos alunos de modo fragmentado e distorcido, dificultado um aprendizado de qualidade e significativo. A experimentação durante as aulas, não deve ter sua importância vinculada somente a despertar o simples e ingênuo interesse dos alunos pela Ciências, mas sim transcender essa barreira participando com inúmeras vertentes do processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo esse tema vem despertando cada vez mais interesse em pesquisadores, professores e demais pessoas ligadas a áera da educação, e pesquisas do tipo estado da arte contribuem para melhorar o entendimento sobre a situação atual do conhecimento nessa área. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O estado da arte em experimentação no ensino de ciências: um panorama baseado na análise de artigos | - |
Título: dc.title | State of knowledge in experimentation on science teaching: an overview based on bibliography analyses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: