Dimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitária

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Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorStahlschmidt, Joamilton-
Autor(es): dc.contributorMaccarini, Adelino Carlos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Andrei Cecchele da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:07:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:07:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089366-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is the sizing of the braking system of a 4x4 off-road prototype used in university competitions. The study aims to develop an efficient braking system, with low weight, reduced cost, and easy maintenance, in addition to ensuring an ergonomic interface between the driver and the system, prioritizing the safety and comfort of the driver. The methodology adopted involved setting specific goals, divided into stages of braking system sizing, with an emphasis on the structural development of a pedal focused on performance and ergonomics. Computational simulations were carried out to validate the structural behavior of the pedal, complemented by practical tests to evaluate the real performance of the braking system. The results showed that all goals were achieved, demonstrating the good performance of the designed system.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo o dimensionamento do sistema de frenagem de um protótipo off-road 4x4 utilizado em competições universitárias. O estudo visa ao desenvolvimento de um sistema de frenagem eficiente, com baixo peso, custo reduzido e fácil manutenção, além de garantir uma interface ergonômica entre o piloto e o sistema, priorizando a segurança e o conforto do condutor. A metodologia adotada envolveu a definição de metas específicas, divididas em etapas de dimensionamento do sistema de frenagem, com ênfase no desenvolvimento estrutural de um pedal focado em desempenho e ergonomia. Simulações computacionais foram realizadas para validar o comportamento estrutural do pedal, complementadas por testes práticos para avaliar o desempenho real do sistema de frenagem. Os resultados mostraram que todas as metas foram alcançadas, evidenciando o bom desempenho do sistema projetado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFreios-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectBrakes-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectStructural optimization-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDimensionamento de um sistema de freio aplicado a um protótipo off-road de competição universitária-
Título: dc.titleSizing of a brake system applied to a university competition off-road prototype-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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