Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schirigatti, Elisangela Lobo | - |
Autor(es): dc.contributor | Schirigatti, Elisangela Lobo | - |
Autor(es): dc.contributor | Públio, Marcelo Abilio | - |
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Schneider, Lucas Zimermann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:07:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:07:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35103 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089323 | - |
Descrição: dc.description | The use of social media is increasing considerably. A large part of the Brazilian population has access to some of them, and this has affected the form of communication and consumption of content. With this new scenario, it is observed that there are benefits and harms. This course conclusion work aims to create an animated series pilot that brings criticism and information about the use of social media for teenagers and young people, who are the most affected by this technology. The Design Thinking methodology was used to research, develop and test the pilot. However, for the development, the steps of the production process for an animation were applied. The young profile (age group from 13 to 24 years old) was studied and selected to be the target audience. Studies of style, script, scenarios, characterization, original voice direction and storyboard were carried out. For the animation, the technique used was the 2D digital cut-out, using the Toon Boom Harmony program. The episode was finished by applying lighting and sound effects. The result was a published animated series pilot. | - |
Descrição: dc.description | O uso das mídias sociais está aumentando consideravelmente. Grande parte da população brasileira possui acesso a alguma delas, e isso tem afetado a forma de comunicação e consumo de conteúdos. Com esse novo cenário, é observado que existem benefícios e malefícios. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo criar um piloto de série animada que traga críticas e informações a respeito do uso das mídias sociais para adolescentes e jovens, que são os mais afetados por essa tecnologia. A metodologia de Design Thinking foi utilizada para pesquisar, desenvolver e testar o piloto. No entanto, para o desenvolvimento foram aplicadas as etapas do processo de produção para uma animação. O perfil jovem (faixa etária de 13 a 24 anos) foi estudado e selecionado para ser o público-alvo. Foram feitos estudos de estilo, roteiro, cenários, caracterização, direção de voz original e storyboard. Para a animação, a técnica utilizada foi a cut-out digital 2D, utilizando o programa Toon Boom Harmony. O episódio foi finalizado aplicando efeitos de iluminação e sonorização. O resultado foi um piloto de série animada publicado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entretenimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer animation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entertaining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teenagers - Conduct of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Se flopar, nunca postei: produção de piloto de série animada sobre a influência das mídias sociais | - |
Título: dc.title | If it flops, i never posted: animated series pilot production on the influence of social media | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: