
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Wellington dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25652 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089255 | - |
| Descrição: dc.description | The educational field is increasingly being driven by advances in technology to lead to the use of innovative teaching tools, providing changes in teaching and learning processes with teachers and students. In this perspective, Augmented Reality (AR) has a role related to these changes.This work adopts as methodology a Systematic Literature Review (RSL) in two Annals of National Congresses and brings a contribution to teachers, in order to ally in practice the use of AR technology to their classes, while addressing the Solar System of Sciences content in class, favoring the active learning of students in Elementary School Early Years. As a result, 11 papers presented some relation with the proposed theme, between the editions of the Annals of CONEDU and CONAPESC in the periods (20142019) and (20162019) respectively, Congresses focused on Education, Research and Teaching in Sciences. However, none brought the specific approach of AR as an active methodology for learning this content in Elementary School I. In short, it highlights the importance and lack of attention to more research of this nature, at this basic stage of teaching and essential for the intellectual development of students. | - |
| Descrição: dc.description | O campo educacional está cada vez mais sendo impulsionando pelos avanços da tecnologia no sentido de levar à utilização de ferramentas didáticas inovadoras, proporcionando mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem junto aos professores e alunos. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada (RA) têm um papel relacionado à essas mudanças. Este trabalho adota como metodologia uma Revisão Sistemática da Literatura(RSL)em dois Anais de Congressos Nacionais e, traz uma contribuição aos professores, a fim de aliar na prática o uso da tecnologia RA à suas aulas, enquanto abordam o conteúdo Sistema Solar de Ciências em classe, favorecendo a aprendizagem ativa dos educandos no Ensino Fundamental–Anos Iniciais. Como resultado, 11 trabalhos apresentaram alguma relação com o tema proposto, entre as edições dos Anais do CONEDU e CONAPESC nos períodos de (20142019) e (20162019) respectivamente, Congressos voltados à Educação, Pesquisa e ao Ensino em Ciências. Entretanto, nenhum trouxe a abordagem de maneira específica da RA enquanto metodologia ativa para a aprendizagem do referido conteúdo no Ensino Fundamental I. Em suma, ressalta a importância e a carência de atenção para mais pesquisas dessa natureza, nessa etapa basilar do ensino e imprescindível no desenvolvimento intelectual dos estudantes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema solar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Congressos e convenções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solar system | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Congresses and conventions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | Realidade aumentada (RA) enquanto metodologia ativa para aprendizagem do conteúdo “Sistema solar” no ensino de ciências anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura | - |
| Título: dc.title | Augmented reality (AR) asan active methodology for learning the content "Solar system" in the teaching of science early years of elementary school: a systematic review of literature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: