Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rodrigo dos Santos Veloso | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | Canesin, Edmilson Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luiz Fernando Pypcak dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31693 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089195 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to report the research process developed, based on a proposal for the application of diagnostic assessment with a group of newcomers to the General Chemistry discipline of a Degree in Chemistry, as well as to emphasize the advances and challenges faced by the throughout that movement. This evaluation had the function of diagnosing the qualities and insufficiencies of the students in the themes that, in theory, were already taught, or partially taught, in High School. Such action is justified by the high failure rates in this discipline, leading to possible dropout. Such rates can be justified both by the deficit of Brazilian secondary education and by the high expectations expected by university professors.Thus, data were collected from newcomers to the course during the beginning of the semester in remote classes in the discipline of General Chemistry I, through an online questionnaire. The results indicated that actions are necessary and PreChemistry is something that can be developed, after all, this project could level the students, enabling them to learn the basic concepts of Chemistry and thus proceed with more conditions in the Licentiate Degree in Chemistry course. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de pesquisa desenvolvido, a partir de uma proposta de aplicação de uma avaliação diagnóstica com uma turma de ingressantes na disciplina de Química Geral de um curso de Licenciatura em Química, assim como enfatizar os avanços e desafios enfrentados ao longo desse movimento. Essa avaliação teve como função diagnosticar as qualidades e as insuficiências dos alunos nos temas que, em tese, já foram ensinados, ou parcialmente ensinados, no Ensino Médio. Tal ação é justificada pelas altas taxas de reprovação na disciplina de Química Geral, levando a uma possível evasão. Tais taxas podem ser justificadas tanto pelo déficit do ensino médio brasileiro quanto pelas altas expectativas geradas pelos professores universitários. Desse modo, os dados foram coletados com ingressantes no curso durante o início do semestre nas aulas remotas na disciplina de Química Geral I, por meio de um questionário online. Os resultados indicaram que ações são necessárias e a proposta de Pré-Química é algo que pode ser desenvolvido, afinal, esse projeto poderia nivelar os alunos, dando condições de aprendizagem dos conceitos básicos da Química e, assim, levando os ingressantes a prosseguirem com mais condições no curso de Licenciatura em Química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repetência | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students - Rating of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grade repetition | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Uma proposta de avaliação diagnóstica no curso de licenciatura em química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: