
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ito, Armando Luis Yoshio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sastre, Rodolfo Marques | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fortunato, Rafaela Antunes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Beatrice, Claudionor | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ito, Armando Luis Yoshio | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Fernanda Farias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089172 | - |
| Descrição: dc.description | The Covid-19 pandemic rescues reflections on the role of architecture in the health and well-being of human beings, which leads to considering aspects of a healthy building in architectural projects with an emphasis on school architecture in early childhood education whose users are children who have greater vulnerabilities in relation to adults. In this sense, the present work proposes to present the requirements that characterize a healthy building and the pertinent design strategies applied in school architecture. For that, bibliographical researches and surveys were carried out and the data treatments were carried out in a qualitative way. The main conclusions point out that, in addition to influencing users’ health and well-being, the characteristics of healthy buildings within schools can also influence children’s learning and development. | - |
| Descrição: dc.description | A pandemia de Covid-19 resgata reflexões sobre o papel da arquitetura na saúde e bem-estar do ser humano, o que conduz a considerar aspectos de um edifício saudável nos projetos de arquitetura com ênfase na arquitetura escolar da educação infantil cujos usuários são crianças que apresentam maiores vulnerabilidades em relação aos adultos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a apresentar os requisitos que caracterizam um edifícios saudável e as estratégias projetuais pertinentes aplicadas na arquitetura escolar. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e levantamentos e os tratamentos dos dados foram realizados de forma qualitativas. As principais conclusões apontam que além de influenciar na saúde e bem-estar dos usuários, as características dos edifícios saudáveis no âmbito das escolas podem também influenciar no aprendizado e desenvolvimento da criança. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Arquitetura e Urbanismo | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Fatores humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conforto humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architecture - Human factors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School buildings - Designs and plans | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Well-being | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human comfort | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School children - Health and hygiene | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | - |
| Título: dc.title | Espaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba | - |
| Título: dc.title | Healthy spaces for teaching and learning: project for a children's school in Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: