Espaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIto, Armando Luis Yoshio-
Autor(es): dc.contributorSastre, Rodolfo Marques-
Autor(es): dc.contributorFortunato, Rafaela Antunes-
Autor(es): dc.contributorBeatrice, Claudionor-
Autor(es): dc.contributorIto, Armando Luis Yoshio-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Fernanda Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089172-
Descrição: dc.descriptionThe Covid-19 pandemic rescues reflections on the role of architecture in the health and well-being of human beings, which leads to considering aspects of a healthy building in architectural projects with an emphasis on school architecture in early childhood education whose users are children who have greater vulnerabilities in relation to adults. In this sense, the present work proposes to present the requirements that characterize a healthy building and the pertinent design strategies applied in school architecture. For that, bibliographical researches and surveys were carried out and the data treatments were carried out in a qualitative way. The main conclusions point out that, in addition to influencing users’ health and well-being, the characteristics of healthy buildings within schools can also influence children’s learning and development.-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de Covid-19 resgata reflexões sobre o papel da arquitetura na saúde e bem-estar do ser humano, o que conduz a considerar aspectos de um edifício saudável nos projetos de arquitetura com ênfase na arquitetura escolar da educação infantil cujos usuários são crianças que apresentam maiores vulnerabilidades em relação aos adultos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a apresentar os requisitos que caracterizam um edifícios saudável e as estratégias projetuais pertinentes aplicadas na arquitetura escolar. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e levantamentos e os tratamentos dos dados foram realizados de forma qualitativas. As principais conclusões apontam que além de influenciar na saúde e bem-estar dos usuários, as características dos edifícios saudáveis no âmbito das escolas podem também influenciar no aprendizado e desenvolvimento da criança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherArquitetura e Urbanismo-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Fatores humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantas-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar-
Palavras-chave: dc.subjectConforto humano-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture - Human factors-
Palavras-chave: dc.subjectSchool buildings - Designs and plans-
Palavras-chave: dc.subjectWell-being-
Palavras-chave: dc.subjectHuman comfort-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children - Health and hygiene-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO-
Título: dc.titleEspaços saudáveis para o ensino e aprendizagem: projeto de uma escola infantil em Curitiba-
Título: dc.titleHealthy spaces for teaching and learning: project for a children's school in Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.