Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0135797199918609 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Reichert, Janice Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Danczuk, Fabulo Eugenio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089150 | - |
Descrição: dc.description | This piece of work has as its main goal to present a Methodological Proposal based on the theory of Ponte (2005, 2006, and 2014) about Diversification of Tasks, in order that this put the students in Activity and make the process of learning possible and meaningful of the formal concepts of Integer, on the historical concept and the four operations. In order to accomplish our Proposal, we sought references on the researches that deal with Records of Semiotic Representations, of Duval (1993, 2003) and on the theories about Games in Math. This way, our Proposal was planned and built based on the movement of action-reflection-action, being applied in a regular classroom of the 7th year (6th grade) of the Middle School, in which the researcher is the Math teacher. This research-action is mostly qualitative, seeking to evaluate if the changes accomplished on the methodology will cause positive impact on the teacher’s role. Later on, based on the collected data through the applied Tasks, according to the theory of Bardin (1977), about Content Analysis. The results point to a real need of the diversification of Tasks on the methodological planning of any teacher that seeks the appropriation of knowledge for their students. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como principal objetivo apresentar uma Proposta Metodológica fundamentada na teoria de Ponte (2005, 2006, 2014) sobre Diversificação de Tarefas, afim de que esta coloque os alunos em Atividade e possibilite o aprendizado significativo dos conceitos formais de Números Inteiros, do contexto histórico e das quatro operações. Para completar nossa Proposta, buscamos referências nas pesquisas que versam sobre Registros de Representações Semióticas, de Duval (1993, 2003) e nas teorias sobre Jogos em Matemática. Deste modo, nossa Proposta foi planejada e construída com base no movimento de ação reflexão-ação, sendo aplicada em uma turma regular do 7º ano (6ª série) do Ensino Fundamental 2, na qual o pesquisador é o professor de Matemática. Esta pesquisa-ação é majoritariamente qualitativa, visando avaliar se as mudanças realizadas na metodologia provocarão melhorias na prática do professor. Posteriormente, com base nos dados coletados por meio das Tarefas aplicadas, tecemos considerações estruturadas em Categorias de Análise, em acordo com a teoria de Bardin (1977), sobre Análise de Conteúdos. Os resultados apontam para uma real necessidade da diversificação de Tarefas no planejamento metodológico de qualquer professor que busque a apropriação do conhecimento por seus alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos números | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Diversificação de tarefas como proposta metodológica no ensino dos números inteiros | - |
Título: dc.title | Diversification of tasks as a methodological proposal on teaching integer | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: