Diversificação de tarefas como proposta metodológica no ensino dos números inteiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Cleonis Viater-
Autor(es): dc.contributorReichert, Janice Teresinha-
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rômel da Rosa da-
Autor(es): dc.creatorDanczuk, Fabulo Eugenio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:06:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:06:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089150-
Descrição: dc.descriptionThis piece of work has as its main goal to present a Methodological Proposal based on the theory of Ponte (2005, 2006, and 2014) about Diversification of Tasks, in order that this put the students in Activity and make the process of learning possible and meaningful of the formal concepts of Integer, on the historical concept and the four operations. In order to accomplish our Proposal, we sought references on the researches that deal with Records of Semiotic Representations, of Duval (1993, 2003) and on the theories about Games in Math. This way, our Proposal was planned and built based on the movement of action-reflection-action, being applied in a regular classroom of the 7th year (6th grade) of the Middle School, in which the researcher is the Math teacher. This research-action is mostly qualitative, seeking to evaluate if the changes accomplished on the methodology will cause positive impact on the teacher’s role. Later on, based on the collected data through the applied Tasks, according to the theory of Bardin (1977), about Content Analysis. The results point to a real need of the diversification of Tasks on the methodological planning of any teacher that seeks the appropriation of knowledge for their students.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como principal objetivo apresentar uma Proposta Metodológica fundamentada na teoria de Ponte (2005, 2006, 2014) sobre Diversificação de Tarefas, afim de que esta coloque os alunos em Atividade e possibilite o aprendizado significativo dos conceitos formais de Números Inteiros, do contexto histórico e das quatro operações. Para completar nossa Proposta, buscamos referências nas pesquisas que versam sobre Registros de Representações Semióticas, de Duval (1993, 2003) e nas teorias sobre Jogos em Matemática. Deste modo, nossa Proposta foi planejada e construída com base no movimento de ação reflexão-ação, sendo aplicada em uma turma regular do 7º ano (6ª série) do Ensino Fundamental 2, na qual o pesquisador é o professor de Matemática. Esta pesquisa-ação é majoritariamente qualitativa, visando avaliar se as mudanças realizadas na metodologia provocarão melhorias na prática do professor. Posteriormente, com base nos dados coletados por meio das Tarefas aplicadas, tecemos considerações estruturadas em Categorias de Análise, em acordo com a teoria de Bardin (1977), sobre Análise de Conteúdos. Os resultados apontam para uma real necessidade da diversificação de Tarefas no planejamento metodológico de qualquer professor que busque a apropriação do conhecimento por seus alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos números-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNumber theory-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleDiversificação de tarefas como proposta metodológica no ensino dos números inteiros-
Título: dc.titleDiversification of tasks as a methodological proposal on teaching integer-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.