Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stevanato, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Giandra Gorgato Cavassani de | - |
Autor(es): dc.contributor | Stevanato, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Giandra Gorgato Cavassani de | - |
Autor(es): dc.contributor | Trostdorf, Juliana Mendes Norder | - |
Autor(es): dc.contributor | Kienen, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira Júnior, Haroldo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33557 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089077 | - |
Descrição: dc.description | The Federal Technological University of Paraná (UTFPR) is dedicated to promoting technological education of excellence, integrating theory and practice, with special emphasis on ethical and competent teacher training, especially for evening students, many of whom are workers who see industry as a source of income. The Chemistry degree course has had 82 graduates since 2011, with 136 students currently enrolled, 106 of whom are in good standing. Between 2011 and 2023, 53 students undertook paid internships in industry, highlighting the importance of assessing theoretical and practical skills for professional integration in the industrial sector. The general objective of this study is to analyze the interest profile of students on the Chemistry degree course at UTFPR, Londrina/PR campus, and its relationship with integration into industry. The specific objectives include evaluating the context of previous knowledge and the knowledge developed during the course, with a view to a possible reformulation of the optional curricular menu to consolidate theoretical knowledge. In addition, the aim is to propose an alternative to meet local industrial demand, offering chemistry graduates more effective training in sectors such as quality control, management of quality systems, sustainability, among others, in line with the competencies defined by the Regional Chemistry Council. The research adopts a qualitative approach to understand the experiences of students and professionals on the Chemistry degree course at UTFPR, Londrina/PR campus, in relation to local and regional opportunities. Using stratified convenience sampling, it seeks proportional representativeness and efficiency in exploratory studies. Data collection includes information from UTFPR's Computerized System, questionnaires sent to students about industrial experiences and to industries about expectations. Based on this data and the researcher's practical experience, an optional menu is proposed for the course, in line with the demands of the market and the needs of the students. It is clear that the students' previous knowledge is weak and that they need internal training in companies. The suggestion is to implement optional subjects to meet the demands of industry and the students. | - |
Descrição: dc.description | A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dedica-se à promoção de educação tecnológica de excelência, integrando teoria e prática, com especial ênfase na formação ética e competente de professores, especialmente para estudantes noturnos, muitos dos quais são trabalhadores que enxergam na indústria uma fonte de renda. O curso de Licenciatura em Química possui 82 egressos desde 2011, com 136 alunos matriculados atualmente, sendo 106 em situação regular. No período de 2011 a 2023, 53 alunos realizaram estágios remunerados em indústrias, ressaltando a importância de avaliar competências teóricas e práticas para a inserção profissional no setor industrial. O objetivo geral deste estudo é analisar o perfil de interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Química da UTFPR, campus Londrina/PR, e sua relação com a inserção nas indústrias. Os objetivos específicos incluem a avaliação do contexto de conhecimentos prévios e desenvolvidos ao longo do curso, visando uma possível reformulação na ementa curricular optativa para consolidar os conhecimentos teóricos. Adicionalmente, busca-se propor uma alternativa para atender à demanda industrial local, oferecendo aos licenciados em Química uma formação mais efetiva em setores como controle de qualidade, gestão do sistema da qualidade, sustentabilidade, entre outros, alinhados às competências definidas pelo Conselho Regional de Química. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para compreender as experiências de estudantes e profissionais do curso de Licenciatura em Química da UTFPR, campus Londrina/PR, em relação às oportunidades locais e regionais. Utilizando amostragem estratificada e de conveniência, busca-se representatividade proporcional e eficiência em estudos exploratórios. A coleta de dados abrange informações do Sistema Informatizado da UTFPR, questionários enviados aos alunos sobre experiências industriais e às indústrias sobre expectativas. Com base nesses dados e na experiência prática do pesquisador, propõe-se uma ementa optativa para o curso, alinhada às demandas do mercado e às necessidades dos alunos. A fragilidade dos conhecimentos prévios dos alunos é evidenciada, exigindo treinamentos internos nas empresas. A sugestão é implementar disciplinas optativas para atender às demandas da indústria e dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades — Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústrias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Da licenciatura para indústria: Uma análise de contexto | - |
Título: dc.title | From graduation to industry: A contextual analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: