Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Mikosz | - |
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Mikosz | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Manikowski, Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089041 | - |
Descrição: dc.description | This study deals with the dropout of students enrolled in undergraduate course in Bachelor of Information Systems at the Technological University of Paraná, with the main objective of identifying the most common causes of dropout from the course under study, aiming to propose alternatives and suggestions to combat the evasion phenomenon. This is exploratory research that, through a questionnaire, sought to outline a profile of dropouts, addressing social, economic and academic issues, in order to guide actions that will minimize the impact caused by this problem. The results show that reconciling the course with work was the biggest problem reported, followed by financial difficulties. Socioeconomic factors, health and vocational problems and difficulties in the initial subjects of the course also ended up favoring dropout. It is concluded, therefore, that adjustments in these aspects may contribute to the permanence of university students in the course until its conclusion. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo versa sobre a evasão dos alunos matriculados no curso de graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica do Paraná, tendo como objetivo principal a identificação das causas mais comuns da evasão do curso em estudo, visando propor alternativas e sugestões para combater o fenômeno da evasão. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que, por meio de um questionário, buscou traçar um perfil dos alunos evadidos, abordando questões sociais, econômicas e acadêmicas, a fim de nortear ações que venham minimizar o impacto causado por esse problema. Os resultados apontam que conciliar o curso com o trabalho foi o maior problema relatado, seguido de dificuldades financeiras. Fatores socioeconômicos, problemas de saúde, vocacionais e dificuldades nas disciplinas iniciais do próprio curso também acabaram por favorecer a evasão. Conclui-se, portanto, que adequações nestes aspectos poderão contribuir para a permanência dos universitários no curso até a sua conclusão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocação | - |
Palavras-chave: dc.subject | College dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Economic aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Evasão do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: levantamento do perfil do aluno | - |
Título: dc.title | Dropout from the Information Systems undergraduate program of the Federal University of Technology - Paraná: student profile survey | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: