Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7905-2393 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3180182724063175 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6234-7961 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lirani, Luciana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8270-5394 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7980787316560409 | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4151-0843 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.creator | Semensato, Michel Teston | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089037 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: EEAMU - Escala de Estratégias de Aprendizagem da Matemática Universitária | - |
Descrição: dc.description | Teaching mathematics at the university level presents unique challenges that require specific learning strategies, many of which differ from those used in other academic areas. The use of appropriate strategies in the study of university mathematics plays a fundamental role in academic performance during the first semesters of engineering courses. To advance scientific research on this subject, it is essential to collect data using instruments that take into account the particularities of learning strategies in mathematics. However, there is a gap in national instruments that allow for an adequate assessment of these strategies. This gap served as motivation for the present study, which aimed to carry out the translation, cross-cultural adaptation of the "Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium" and evaluate the psychometric properties of the version intended for Brazilian university students. This methodological study consisted of three distinct stages. In the first stage, the instrument was cross-culturally adapted in five phases: translation, synthesis, backtranslation, evaluation by a committee of experts, and pre-test. In the second stage, the psychometric properties of the adapted instrument were assessed using a sample of 734 engineering students from the Federal Technological University of Paraná. In the third and final stage, we investigated which learning strategies could predict success in the subjects "Differential and Integral Calculus 1" and "Analytical Geometry and Linear Algebra". The results of the cross-cultural adaptation indicate that the instrument has semantic, idiomatic, conceptual, and cultural equivalence, as well as demonstrating content validity. The evaluation of the psychometric properties revealed satisfactory construct validity and reliability. In the search for predictive factors for passing the subjects "Differential and Integral Calculus 1" and "Analytic Geometry and Linear Algebra", it was observed that resistance to frustration and the strategies of connection, practice, effort, and simplification play a significant role in increasing the chances of passing. In conclusion, the instrument adapted for Brazilian Portuguese is valid and reliable for assessing some specific learning strategies in university mathematics. However, it is recommended that the instrument be re-evaluated in future research to consolidate its use. The implications of this study for university mathematics research and teaching are discussed, along with the limitations of the research and suggestions for future studies. | - |
Descrição: dc.description | O ensino da matemática no nível superior apresenta desafios únicos que requerem estratégias de aprendizagem específicas, muitas das quais diferem de outras áreas acadêmicas. A utilização de estratégias apropriadas no estudo da matemática universitária desempenha um papel fundamental no desempenho acadêmico em disciplinas matemáticas dos primeiros semestres de cursos de engenharia. Para avançar nas pesquisas científicas que abordam esse tema, é essencial coletar dados por meio de instrumentos que considerem as particularidades das estratégias de aprendizagem em matemática. No entanto, observa-se uma lacuna em instrumentos nacionais que permitam uma avaliação adequada dessas estratégias. Essa lacuna serviu de motivação para o presente estudo, que teve como objetivo realizar a tradução e adaptação transcultural do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium e avaliar as propriedades psicométricas da versão destinada a universitários brasileiros. Este estudo metodológico consistiu em três etapas distintas. Na primeira etapa, realizou-se a adaptação transcultural do instrumento em cinco fases: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste. Na segunda etapa, procedeu-se à avaliação das propriedades psicométricas do instrumento adaptado, utilizando uma amostra de 734 estudantes de cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na terceira e última etapa, investigaram-se quais estratégias de aprendizagem poderiam ser preditoras da aprovação nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear. Os resultados da adaptação transcultural indicam que o instrumento possui equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural, além de demonstrar validade de conteúdo. A avaliação das propriedades psicométricas revelou satisfatórias a validade de construto e a confiabilidade. Na busca por fatores preditivos de aprovação nas disciplinas Cálculo Diferencial e Integral 1 e a Geometria Analítica e Álgebra Linear, observou-se que a resistência à frustração e as estratégias de conexão, prática, esforço e simplificação, desempenham um papel significativo no aumento das chances de aprovação. Em conclusão, o instrumento adaptado para o português do Brasil é válido e confiável para avaliar algumas estratégias de aprendizagem específicas na matemática universitária. No entanto, recomenda-se uma reavaliação do instrumento em pesquisas futuras, a fim de consolidar seu uso. As implicações desse estudo para a pesquisa e o ensino da matemática universitária são discutidas, juntamente com as limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium para universitários brasileiros | - |
Título: dc.title | Cross-cultural adaptation and evaluation of the psychometric properties of the Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium for Brazilian university students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: