Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, José Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Malassise, Regina Lúcia Sanches | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Felipe Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089022 | - |
Descrição: dc.description | The Sustainability Balanced Scorecard is a performance measurement method combined with Strategic Management that has the potential to encompass the financial, environmental, and social perspectives. Currently, socio-environmental management has great potential for global expansion since the unification of strategic management with socio-environmental management is considered the future of business strategies, being increasingly present in organizations. This study aims to propose and analyze the application of the Sustainability Balanced Scorecard in a large company located in the north of the Paraná state, based on the various analyzes of the literature on the themes of Strategic Management, Balanced Scorecard, and Sustainability Balanced Scorecard. For this goal, the case study method was used. From the results, there was a significant improvement in the five perspectives analyzed in the target company of this research, which are Growth and Learning, Internal Processes, Internal Customer, Financial and Sustainability, highlighting the importance and efficiency of the method used. Regarding it, this study was able to show that, with the method used, it is possible to simultaneously achieve the success of strategic and socio-environmental management. | - |
Descrição: dc.description | O Sustainability Balanced Scorecard é um método de medição de desempenho aliado à Gestão Estratégica que possui potencial de abranger as perspectivas financeira, ambiental e social. Atualmente, a gestão socioambiental apresenta grande potencial de expansão global, uma vez que, a unificação da gestão estratégica com a gestão socioambiental é considerada o futuro das estratégias empresariais, sendo cada vez mais presente nas organizações. O presente estudo tem como objetivo propor e analisar a aplicação do Sustainability Balanced Scorecard em uma empresa de grande porte, localizada no norte do estado do Paraná, fundamentado pelas diversas análises da literatura a respeito dos temas Gestão Estratégica, Balanced Scorecard e Sustainability Balanced Scorecard. Para tanto, utilizou-se o método estudo de caso. Dos resultados, obteve-se uma melhora significativa nas cinco perspectivas analisadas na empresa alvo dessa pesquisa, que são, Crescimento e Aprendizado, Processos Internos, Cliente Interno, Financeira e a Sustentabilidade, ressaltando a importância e eficiência do método utilizado. Com isso, o presente estudo conseguiu apresentar que, com o método utilizado, é possível alcançar simultaneamente o sucesso da gestão estratégica e socioambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Análise da aplicação do sustainability balanced scorecard em uma empresa de grande porte | - |
Título: dc.title | Analysis of the application of the sustainability balanced scorecard in a large company | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: