Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande Junior, Eloy Fassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8411-2135 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande Junior, Eloy Fassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8411-2135 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 | - |
Autor(es): dc.contributor | Agudelo, Libia Patricia Peralta | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0009-0003-0570-5325 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8237031275009458 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maclovia Corrêa da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4506-1985 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4788942963485328 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kaick, Tamara Simone van | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2959-5223 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3098889665319889 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Solange Regina Latenek dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36891 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089015 | - |
Descrição: dc.description | Located on the largest continuous remnant of the Atlantic Forest left over in Brazil, the Guaraqueçaba Environmental Protection Area (APA), Paraná, houses the characteristic biodiversity of this biome and is also home to hundreds of people and their communities. The Conservation Units (Ucs) of the region were created in order to ensure the conservation of nature and the benefits generated by it; However, the territorial restrictions related to the Pas, the low participatory demarcations, the lack of knowledge about the preservation objectives and the expectation of local development generate conflicts that favor the emergence of antagonistic interests for the region. Aiming to investigate the public perception of 100 young residents of the territory about these issues, this study promoted participatory actions based on social technologies and the probing of the formation of a network of actors. The SWOT methodology and the social and environmental mapping revealed that the studied public values the conserved nature as a source of wealth and development, in order to protect the local way of life and culture. It was observed that the opportunity to share knowledge, the public use of conservation units and the stimulation of perception and appreciation of nature, culture and territory, provide dialogue and the identification of opportunities for sustainable territorial development. | - |
Descrição: dc.description | Localizada no maior remanescente contínuo do que sobrou da Mata Atlântica no Brasil, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, Paraná, abriga a biodiversidade característica deste bioma e é também o lar de centenas de pessoas e as suas comunidades. As Unidades de Conservação (Ucs) da região foram criadas com o intuito de garantir a conservação da natureza e os benefícios por ela gerados; no entanto, as restrições territoriais relacionadas às Ucs, as demarcações pouco participativas, a falta de conhecimento sobre os objetivos da preservação e a expectativa do desenvolvimento local, geram conflitos que favorecem o surgimento de interesses antagônicos para a região. Visando investigar a percepção do público composto por 100 jovens moradores do território sobre estas questões, este estudo promoveu ações participativas a partir de tecnologias sociais e da sondagem da formação de uma rede de atores. A metodologia SWOT e o mapeamento socioambiental revelaram que o público estudado valoriza a natureza conservada como fonte de riqueza e de desenvolvimento, de forma inclusive a proteger o modo de vida e a cultura local. Observou-se que a oportunidade de compartilhar saberes, o uso público das unidades de conservação e o estímulo a percepção e valorização sobre natureza, cultura e território, proporcionam o diálogo e a identificação de oportunidades de desenvolvimento territorial sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável - Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Áreas protegidas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade - Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorialidade humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development - Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protected areas - Paraná (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human territoriality | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Percepção dos atores locais como instrumento para o desenvolvimento territorial sustentável na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba, Paraná, Brasil | - |
Título: dc.title | Perception of the local actors as an instrument for or sustainable territorial development in the environmental protection area of Guaraqueçaba, Paraná, Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: