Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Marcia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5824-0697 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | - |
Autor(es): dc.creator | Júlio, Nilva Márcia Dallago | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:06:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:06:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1089002 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Resolução de problemas e o raciocínio matemático | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate mathematical reasoning processes mobilized by students of the 7th grade of Elementary School in the city of Maringá, in the State of Paraná, when solving a sequence of problems involving, unusual counterexamples in the traditional teaching, of mathematics supported by the Methodology Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The focus of this research is on mathematical reasoning processes, so based on the adopted theoretical framework, we seek to define what mathematical reasoning is, as wellas the main aspects that envolve it, through an understanding organized.This research follows an interpretative and qualitative perspec-tive in accordance with the methodological assumptions of Design- Based- Research. Data were collected through audios recording of dialogues between students and teacher, as well as written records made by students when solving the proposed problems. The discussions of three groups, composed of three studentseach, were analyzed. Thetranscribe and analyzed audios considering the theoretical foundation. As a result, we found that providing opportunities for situations involving unusual problems in mathematics’ contributed to the mobilization of mathematical reasoning processes such asconjecturing, justifying, exemplifying and validating, and for mathematical learning. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem, como objetivo, investigar processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, ao resolverem uma sequência de problemas envolvendo contraexemplos pouco usuais no ensino tradicional da matemática, apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas . O foco desta pesquisa está nos processos de raciocínio matemático, sendo assim, a partir do referencial teórico adotado, buscamos definir o que é raciocínio matemático, bem como os aspectos principais que o envolvem. A pesquisa segue uma perspectiva interpretativa e qualitativa de acordo com o s pressupostos metodológico s da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio s do s diálogo s entre o s aluno s e o professo r, bem como o s registros escritos feitos pelos alunos ao resolverem o s problema s propostos. Foram analisadas as discussões de três grupos, compostos por três alunos cada. Os áudios foram transcritos e analisado s à luz da fundamentação teórica. Como resultados, constatamos que oportunizar situações que envolvem problema s pouco u suai s no ensino da matemática contribuíram para a mobilização de processos de raciocínio matemático, como conjecturar, justificar, exemplificar e validar, e para a aprendizagem matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questi-ons, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do 7º ano durante a resolução de problemas | - |
Título: dc.title | Mathematical reasoning processes mobilized by 7th grade students during problem solvin | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: